Nesta quarta-feira (6), é comemorado um dos Dia do Beijo, sendo uma data comemorativa internacional desde o início dos anos 2000. Uma outra data é o dia 13 de abril, sendo a mais conhecida. E há também o dia 13 de fevereiro (um dia antes do Dia dos Namorados em boa parte do mundo – e que ficou marcado com o beijo mais longo já registrado, que durou 58 horas e foi protagonizado por um casal tailandês durante um concurso).

Só essa situação de mais de uma data para se comemorar o beijo já mostra a importância do gesto, que além do significado de carinho e amor, ainda nos traz benefícios para a saúde. E claro, apesar das coisas boas despertadas quando beijamos, é sempre importante tomar os cuidados devidos.

publicidade

Leia também:

Ativando hormônios e neurotransmissores com um beijo

Silhueta de um casal se beijando próximo a um banco ao pôr do Sol
Imagem: Dimitris Vetsikas/Pixabay/CC

Dentre os benefícios que o beijo nos traz, há a ativação de hormônios e neurotransmissores em nosso cérebro, como a oxitocina, a dopamina e a serotonina. Para termos uma ideia do que está em jogo aqui, a oxitocina é conhecida como “o hormônio do amor”. Ela está associada à forma como as pessoas se unem e confiam umas nas outras.

publicidade

Enquanto isso, a dopamina é um neurotransmissor associado à motivação e recompensa. Ela está vinculada àquele sentimento gostoso quando a gente define uma meta empolgante ou importante, e por que é prazeroso alcançá-la. Já a serotonina ativada com o beijo é um neurotransmissor que desempenha um papel importante no humor. Além de estar associada à felicidade, ela ajuda a regular outras funções do nosso corpo, como digestão, sono e saúde óssea.

Uma mulher dando um beijo em seu cachorro
Imagem: Rebecca Scholz/Pixabay/CC

Beijando para salvar vidas

O beijo também é um agente que “ataca” o cortisol. Esse hormônio é liberado durante situações de estresse e, segundo o cardiologista Valério Vasconcelos, “pode causar a morte em pessoas que já tenham doenças cardiovasculares”. E por falar em coração, quando estamos beijando, nosso batimento cardíaco acelera junto com o metabolismo, ou seja, há um processo de aceleração na queima de calorias.

publicidade

Como o beijo também é resultado de momentos de felicidade, as endorfinas também são liberadas, sendo conhecidas como “hormônios do prazer”. Elas ainda atuam como analgésicos naturais, minimizando dores. Ou seja, “beija, que sara”, ou quase isso.

Carinho e cuidado

Uma mãe beijando sua filhinha
Imagem: StockSnap/Pixabay/CC

Beijar é muito bom para manifestações de carinho, de apreço, de amor e de saúde. E nessa linha, também é importante lembrar que é necessário sempre ter o devido cuidado com a saúde e higiene bucal. Dentre as principais doenças relacionadas ao beijo, há a herpes, a gripe, catapora, sífilis e até mesmo a Covid-19. Tudo transmitido por meios como a saliva.

publicidade

Apesar de terem, na maioria das vezes, curta duração, essas doenças podem trazer problemas um pouco mais chatos, inclusive infecções mais graves, se espalhando pelo resto do nosso corpo. Além disso, a boca é a maior porta de entrada do corpo humano para bactérias e, quando mal cuidada, pode ser também o local perfeito para proliferação de fungos.

Então, sendo hoje, ou em abril, ou até mesmo quando quer que você queira, o Dia do Beijo que realmente represente o amor devido deve ser acompanhado de uma escovação adequada dos dentes. É bom também fazer uso frequente de fio dental ou limpadores interdentais. E os profissionais de saúde sempre afirmam que a escovação da língua é essencial para a higiene.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: IMAGE-WS/Pixabay/CC