Um novo foguete indiano será lançado pela primeira vez na madrugada de sábado (6) para domingo (7), e você pode acompanhar tudo em tempo real pela internet. Batizado de Veículo Lançador de Satélites Pequenos (SSLV), ele está programado para decolar às 00h48 (pelo horário de Brasília) do Centro Espacial Satish Dhawan, na costa sudeste da Índia. A transmissão começa à meia-noite, no canal oficial da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no YouTube.

Segundo a descrição da ISRO, o SSLV tem quatro estágios que somam 34 metros de altura, com capacidade de até 500 kg de carga.

publicidade

Neste primeiro voo, um teste de lançamento chamado SSLV-D1/EOS-02, o foguete estará carregando dois satélites: o satélite de observação terrestre EOS-02, de 135 kg, e um CubeSat chamado AzaadiSAT, de 8 kg.

Enquanto o EOS-02 deverá fornecer imagens infravermelhas de alta resolução do nosso planeta, o AzaadiSAT carrega 75 cargas diferentes, cada uma pesando cerca de 50 g. Elas foram construídas por estudantes do sexo feminino de toda a Índia e foram integradas ao CubeSat por uma organização chamada Space Kidz India.

Leia mais:

De acordo com o site Space.com, as cargas AzaadiSAT conduzirão uma variedade de “femto-experimentos”. Um deles, por exemplo, vai medir os níveis de radiação espacial, enquanto outro vai permitir a transmissão de voz e dados através de frequências de rádio. A ISRO informou que o CubeSat também carrega uma câmera de selfie.

Quando os testes do SSLV forem concluídos e ele entrar oficialmente em operação, a Índia terá três foguetes orbitais operacionais em sua frota, considerando o Veículo de Lançamento de Satélite Polar (PSLV) e o Veículo de Lançamento de Satélite Geossíncrono (GSLV), ambos maiores e mais potentes que o irmão caçula.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!