Um grupo de pesquisadores no estado norte-americano da Flórida abriu uma cobra da espécie píton birmanesa e retirou de dentro dela um jacaré de 1,5 metro que havia sido engolido inteiro.

De acordo com a geocientista autônoma Rosie Moore, a píton eutanasiada com um estômago protuberante foi entregue a um laboratório de pesquisa para necropsia, para fins de coletar amostras científicas e investigar sua alimentação. Ela compartilhou um vídeo em sua página no Instagram em que o jacaré foi retirado do trato digestivo da cobra de 5,5 metros  de comprimento.

“Eu realmente achei muito nojento também, mesmo acostumada a necropsias e outras coisas”, disse Rosie à CNN, acrescentando que os cientistas estavam fazendo pausas para sair da sala apenas para fugir do cheiro.

A píton foi encontrada no Parque Nacional de Everglades e morta por funcionários do local. Segundo o site Insider, essas cobras têm invadido desenfreadamente a Flórida, causando estragos no ecossistema e dizimando espécies nativas.

“Elas estão comendo nossa vida selvagem nativa”, disse Mike Kirkland, biólogo de espécies invasoras que gerencia o programa de eliminação de pítons do Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida. “E também estão superando os animais nativos por comida”.

Criadas como animais de estimação, suspeita-se que as pítons birmanesas, que estão entre as maiores cobras do mundo, podem ter ingressado na natureza da Flórida sendo soltas por seus tutores ao ficarem muito grandes. E graças à falta de predadores e a um clima subtropical que se assemelha às suas terras nativas do sudeste asiático, elas proliferaram na região. O estado agora tem 100 caçadores de pítons licenciados que são pagos para capturar e matá-las.

Essas cobras têm uma dieta ampla e são conhecidas por comer pequenos mamíferos, mas já foram flagradas devorando animais do porte de veados de cauda branca ou jacarés.

Normalmente, elas engolem sua refeição inteira, graças à sua anatomia única que permite que suas mandíbulas se expandam o suficiente para abocanhar presas muito maiores do que a circunferência de seus próprios corpos.

Em raríssimas ocasiões, as pítons também engolem humanos inteiros. No mês passado, uma mulher desaparecida de 54 anos na Indonésia foi encontrada inteira dentro do estômago de uma dessas cobras, segundo o site Science Alert.