Nesta quarta-feira (23), o YouTube decidiu desmonetizar todos os canais da Jovem Pan. Segundo a rede social, a decisão foi tomada após “repetidas violações” das políticas de combate à desinformação.

A empresa do Google afirmou que o programa que mais realizou tal prática foi “Os Pingos nos Is”, prática que transcendeu para outros programas.

publicidade

Leia mais:

Por meio de nota, o YouTube indicou que “O canal ‘Os Pingos nos Is’ incorreu em repetidas violações das nossas políticas contra desinformação em eleições e nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade, incluindo as relacionadas a questões polêmicas e eventos sensíveis, atos perigosos ou nocivos, além de outras políticas de monetização. Desta forma, suspendemos a monetização do respectivo canal e dos outros que integram a rede Jovem Pan no YouTube, de acordo com nossas regras”.

publicidade

“Os Pingos nos Is” também é transmitido na TV fechada e na rádio, porém, boa parte de sua audiência é proveniente do YouTube, bem é sua fonte importante de receita.

Jovem Pan vs. TSE

Durante o período eleitoral, a emissora entrou em alguns embates com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por conta de declarações de comentaristas sobre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

publicidade

O partido pediu para que o órgão investigasse a emissora por falta de isonomia no tratamento com o então candidato petista. Por sua vez, a Jovem Pan debochou da situação e afirmou estar sendo vítima de censura.

Inclusive, em seus programas, os comentaristas rememoraram a época da ditadura militar nos jornais impressos ao ler receitas de bolo e a “conviver” com “censores” durante os programas.

publicidade

A Rádio Jovem Pan foi obrigada a dar direitos de resposta a Lula, além de impedir que manifestações que distorcessem informações acerca das condenações de Lula, adiadas pelo STF, fossem difundidas.

Com informações de UOL

Imagem destacada: Olly Curtis/Future/Getty Images

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!