Uma caçadora de fósseis de nove anos de idade, que coletou mais de 400 dentes de tubarão ao longo da costa de Maryland, nos EUA, encontrou um enorme exemplar pertencente a um megalodonte – o maior predador que já habitou os oceanos da Terra.

Segundo o site Newsweek, Molly Sampson encontrou o dente de 13 cm de comprimento no último Natal (25 de dezembro de 2022), nas águas rasas de uma praia no Calvert Cliffs State Park, na região de Chesapeake Bay.

publicidade
A garotinha Molly Sampson segurando o enorme dente de megalodonde perto do local onde ela o encontrou. Crédito: Alicia Sampson

A família da minipaleontóloga levou o dente para Stephen Godfrey, um curador de paleontologia do Museu Marinho Calvert, na Ilha Solomons, que confirmou que o fóssil pertencia a um megalodonte (Otodus megalodon). “Godfrey explicou a Molly que o tubarão teria sido do tamanho de um ônibus”, disse Alicia Sampson, mãe da garotinha.

Leia mais:

publicidade

Megalodontes vagaram pelos oceanos da Terra durante o período Neogeno (23 milhões a 2,6 milhões de anos atrás). Eles provavelmente cresceram até 20 metros de comprimento e foram os tubarões mais rápidos que já existiram. 

Esses predadores teriam sido levados à extinção pelo surgimento dos menores, mas mais bem-sucedidos, grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias).

publicidade
Coleção de dentes de tubarão de Molly Sampson, a minicaçadora de fósseis. Crédito: Alicia Sampson

Assim como os tubarões modernos, os megalodontes tinham esqueletos cartilaginosos, que não fossilizam bem. Como resultado, a maior parte do que os cientistas sabem sobre os enormes predadores vem de seus dentes, como o que Molly encontrou, que têm uma composição mais dura e foram preservados em sedimentos antigos do fundo do mar.

Molly não é a única criança a descobrir um dente de megalodonte. Em maio do ano passado, um menino de seis anos encontrou um de 10 cm em uma praia em Sussex, na Inglaterra

publicidade

A diferença entre Molly e outros prodígios da paleontologia, é que a menina norte-americana já descobriu vários dentes de megalodonte. “Ela encontrou seis dentes de megalodonte nos últimos anos, mas nenhum tão grande quanto este”, disse a mãe. 

No dia desse achado, a maré em Calvert Cliffs estava excepcionalmente baixa, o que permitiu que Molly entrasse mais longe na água do que o normal.

O casal Sampson está muito orgulhoso da mais recente descoberta de sua filha e de sua paixão pela caça de fósseis. “Esperamos que sua descoberta inspire outras crianças a explorar a natureza”, disse Alicia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!