Enquanto o ChatGPT se torna cada vez mais popular e diversas empresas buscam criar serviços semelhantes ao chatbot da OpenAI, Elon Musk diz que a tecnologia de inteligência artificial dessas ferramentas é “um dos maiores riscos” para a civilização e precisa ser regulamentada.

Nesta quarta-feira (15), Musk participou virtualmente da Cúpula Mundial do Governo em Dubai. Na ocasião, o bilionário disse que o ChatGPT é uma “grande promessa”, mas também apresenta um “grande perigo”.

publicidade

Leia mais:

O CEO da Tesla também afirmou que o chatbot da OpenAI conseguiu “ilustrar o quão avançada a IA se tornou”. Para ele, antes do ChatGPT, a IA “não tinha uma interface que fosse acessível para a maioria das pessoas”.

publicidade

Outro ponto abordado por Musk foi a segurança da inteligência artificial. Para ele, a tecnologia precisa ser regulamentada assim como outras que apresentam riscos às pessoas. 

Acho que precisamos regular a segurança da IA, francamente. Pense em qualquer tecnologia que seja potencialmente um risco para as pessoas, como aeronaves, carros ou remédios. Temos órgãos reguladores que supervisionam a segurança pública de carros, aviões e remédios. Acho que deveríamos ter um conjunto semelhante de supervisão regulatória para inteligência artificial, porque acho que é realmente um risco maior para a sociedade.

Além de ser conhecido por suas empresas – Tesla, Space X e, mais recentemente, o Twitter -, Musk ajudou a fundar a OpenAI, em 2015. O bilionário também enfatizou que deixou a startup em 2018 e não tem mais participação no conselho da empresa.

publicidade

Inicialmente, foi criado como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. Agora, é de código fechado e com fins lucrativos. Não tenho uma participação aberta na OpenAI, nem estou no conselho, nem a controlo de forma alguma.

O sucesso do ChatGPT

Na última semana, o ChatGPT Plus foi lançado oficialmente no Brasil com recursos que permitem “pular” a fila de espera para acessar a ferramenta e ter respostas mais rápidas.

Com informações de CNBC.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!