O mundo das séries é repleto de exemplos de produções que não tiveram a chance de brilhar na TV por mais tempo, sendo canceladas após apenas uma temporada

A seguir, destacamos oito dessas séries que, aos olhos de muitos, mereciam mais espaço na tela, deixando os fãs desejando um pouco mais de suas tramas e personagens.

publicidade

Freaks and Geeks

“Freaks and Geeks” (1999-2000) / Crédito: DreamWorks Television (divulgação)

Disponível para assistir de graça no Pluto.TV.

Outro típico caso de série cancelada que ganhou status cult e uma legião de fãs após ser cancelada é “Freaks and Geeks”. 

publicidade

O show teve aclamação da crítica por apresentar uma abordagem diferente da adolescência, evitando muitos dos estereótipos e clichês comuns na representação em outras produções do gênero. Devido a essa proposta, o programa acabou tendo baixa audiência e foi cancelado. 

O jovem elenco de “Freaks and Geeks” incluiu nomes como Martin Starr, Linda Cardellini, James Franco, Seth Rogen, Jason Segel e Busy Philipps, famosos que estavam no início de suas carreiras na época.

publicidade

Leia também:

The Get Down

“The Get Down” (2016) / Crédito: Netflix (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

publicidade

Baz Luhrmann (o diretor de filmes como”Moulin Rouge!” e “Elvis”) dirige esta série musical, que surpreendeu ao ser cancelada ainda na primeira temporada. 

Produção original da Netflix, “The Get Down” retrata o cenário musical e a cultura de rua da juventude do South Bronx na década de 70, marcada pelo nascimento do hip-hop e pelo sucesso da Disco. 

Lançada em agosto de 2016, a série era a produção mais cara que a Netflix já tinha realizado até aquele momento, e isso foi um dos motivos para o seu cancelamento. A relação entre o custo da produção e a baixa audiência levou ao cancelamento da série ainda na primeira temporada.

Lovecraft Country

“Lovecraft Country” (2020) / Crédito: HBO (divulgação)

Disponível para assinantes do HBO Max.

Apesar de ter sido premiada e aclamada pela crítica especializada, a série “Lovecraft Country” foi cancelada pela HBO ainda na sua primeira temporada.

Na trama, um homem (Jonathan Majors) embarca em uma jornada em busca de seu pai desaparecido nos Estados Unidos durante a era da segregação racial. Acompanhado por uma amiga (Jurnee Smollett) e seu tio (Michael K. Williams), eles se deparam com seres monstruosos que parecem ter emergido das obras do escritor de terror H.P. Lovecraft.

Após o cancelamento, a criadora da série, Misha Green, revelou que existia ideias para a trama da segunda temporada.

Firefly

(L-R): Adam Baldwin as Jayne, Alan Tudyk as Wash, Nathan Fillion as Captain Malcolm “Mal” Reynolds, and Gina Torres as Zoe in FIREFLY.

Criação de Joss Whedon(de Vingadores), “Firefly” é uma série de space opera.

Os fãs de séries frequentemente a lembram como um exemplo emblemático de um cancelamento injusto. Apesar de conquistar uma base de admiradores desde sua estreia em 2002, o programa foi abruptamente encerrada após sua primeira temporada devido a questões de audiência. 

Ambientada em um universo onde a humanidade colonizou outros planetas e luas após abandonar a Terra, a trama segue a tripulação da nave espacial Serenity, liderada por Malcolm “Mal” Reynolds (Nathan Fillion). 

Embora tenha dado algum fechamento às histórias em aberto, o filme “Serenity – A Luta Pelo Amanhã” (2005) não conseguiu preencher o vazio deixado pela potencialidade da série, e os fãs lamentam a perda de uma promissora saga que poderia ter rendido várias temporadas.

Terra Nova

“Terra Nova” (2011) / Crédito: 20th Century Fox Television (divulgação)

Disponível para assinantes do Star+.

“Terra Nova”, uma série que apostou em dinossauros e efeitos de computação gráfica, teve seu fim prematuro após apenas uma temporada devido aos altos custos de produção. 

A produção contou com a produção de Steven Spielberg e trouxe os atores como Jason O’Mara, Stephen Lang e Shelley Conn nos papéis principais. 

A trama gira em torno de uma família que reside em um futuro sombrio, caracterizado pela superpopulação e pela poluição, onde os recursos naturais estão escassos. 

No entanto, eles têm a chance de voltar no tempo para a época dos dinossauros, graças aos esforços dos cientistas que conseguem abrir uma fenda temporal, criando assim um portal para a era pré-histórica.

Terriers

“Terriers” (2010) / Crédito: FX, Touchstone Television (divulgação)

Série que combina elementos de comédia, drama e investigação. Tem como foco a jornada de dois detetives particulares de San Diego, Califórnia. Essa dupla de amigos detetives é composta por um ex-policial alcoólatra (Donal Logue) e um ex-criminoso que busca se redimir (Michael Raymond-James). 

Apesar de a crítica especializada ter elogiado sua trama engraçada e inteligente, bem como as atuações do elenco, a série enfrentou dificuldades com a baixa audiência e acabou sendo cancelada após apenas uma temporada.

Studio 60 on the Sunset Strip

“Studio 60 on the Sunset Strip” (2006-2007) / Crédito: NBC, Warner Bros. Television (divulgação)

Aaron Sorkin comanda esta série que segue os bastidores de um programa de variedades fictícias. A produção se inspira em programas de comédia ao vivo da vida real, como o “Saturday Night Live”. 

“Studio 60” recebeu críticas geralmente positivas por sua escrita afiada e pelo elenco talentoso, que incluía Matthew Perry, Bradley Whitford e Amanda Peet. No entanto, devido à baixa audiência, o show foi cancelado após o término da primeira temporada.

Vinyl

“Vinyl” (2016) / Crédito: HBO (divulgação)

Série da HBO que aborda o universo da indústria musical nos anos 1970, criada por Mick Jagger, o icônico vocalista dos Rolling Stones, juntamente com Martin Scorsese, Rich Cohen e Terence Winter. 

A produção, embora tenha recebido elogios modestos da crítica, não conseguiu atrair ampla atenção e acabou sendo cancelada.

A história acompanha um executivo de gravadora (Bobby Cannavale), que luta para resgatar sua empresa em meio às transformações na indústria da música, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios pessoais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!