Representação artística do foguete Vulcan Centaur na órbita da Terra. Crédito: ULA
Em desenvolvimento pela United Launch Alliance (ULA) há sete anos, o foguete Vulcan Centaur deve, finalmente, fazer seu voo de estreia, após diversos adiamentos desde 2020.
Conforme anunciado pela ULA no X (antigo Twitter), o voo inaugural do veículo está marcado para 24 de dezembro, véspera de Natal – o que nos remete a outro lançamento que também foi muito aguardado: o do Telescópio Espacial James Webb, que decolou no mesmo dia, em 2021.
Leia mais:
O superfoguete será lançado da Estação da Força Aérea dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida. Entre a carga útil, está o módulo lunar Peregrine, construído pela Astrobotic Technology para a NASA, além dos satélites de demonstração Kuipersat-1 e Kuipersat-2, da Kuiper Systems, subsidiária da Amazon. O Peregrine será responsável por depositar um “minimuseu” na Lua, que conta com uma nanoarte brasileira no acervo (saiba mais aqui).
A missão, chamada Cert-1, também levará a bordo os restos mortais cremados de quatro pessoas ligadas à série original “Star Trek”. Um dos contratantes do voo é a empresa Celestis, especializada em lançamentos espaciais funerários há mais de 25 anos, que encapsulou as cinzas e uma amostra de DNA da atriz Nichelle Nichols, do roteirista e produtor Gene Roddenberry e sua esposa, a atriz Majel Barrett Roddenberry, além do ator James “Scotty” Doohan.
A ULA se refere ao Vulcan Centaur como um foguete de “próxima geração” que fornecerá maior desempenho e maior acessibilidade do que a linha atualmente em operação, que inclui o Atlas V.
Segundo a empresa, a véspera de Natal foi a data escolhida para o lançamento por causa da mecânica orbital e da disponibilidade da Deep Space Network, da NASA, para comunicações. Havendo necessidade de adiamento, datas de backup estão reservadas ainda em dezembro.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de outubro de 2023 20:57