A BYD firmou um acordo avaliado em 10 bilhões de yuans (quase R$ 7 bilhões) para construir a maior fábrica de baterias de íons de sódio do mundo em Xuzhou, no leste da China.

  • O contrato foi assinado entre a Findreams Battery, subsidiária de baterias da BYD, e a fabricante chinesa de triciclos elétricos Huaihai Group, segundo as informações do ITHouse.
  • A nova composição química é uma das promessas da indústria automotiva para finalmente deixar os veículos elétricos mais acessíveis, incluindo microcarros e scooters.
  • Xuzhou se tornará um grande centro de produção com capacidade estimada de 30 GWh por ano na nova planta da BYD.

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Vantagens da bateria de sódio

Apesar de densidade energética menor que as baterias de lítio (LFP), a bateria de sódio também tem suas vantagens, como maior vida útil, suporte para carregar em taxas mais altas e, principalmente, um custo de produção mais baixo.

Por consequência, a novidade já é vista por muitas montadoras como uma alternativa viável para oferecer carros elétricos menos caros e que não precisam de tanta autonomia por carga.

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BYD lança carro elétrico baratinho, que poderá vir ao Brasil
O BYD Seagull, confirmado no Brasil, pode ganhar uma versão com bateria de sódio na China. Imagem: BYD / Divulgação

No mercado de carros elétricos, as baterias de sódio devem aparecer primeiro nos modelos de entrada para deixar os preços ainda mais baixos. Rumores indicam que o BYD Seagull deve ser o primeiro carro da montadora a contar com a novidade, o que ainda não foi confirmado oficialmente.

BYD também vai construir fábrica na Europa

A BYD também já deixou claro que ampliará sua presença no mercado global. Uma das estratégias da marca chinesa é construir uma fábrica também na Europa.

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A informação foi veiculada por um jornal alemão citando fontes próximas à BYD. Saiba mais sobre a novidade aqui.

Vale lembrar que a empresa investiu pesado no mercado brasileiro com novas instalações em Camaçari, na Bahia.