Hoje, sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Lua está na fase Crescente, está 49% visível e crescendo. Faltam 7 dias para a Lua Cheia. Confira o calendário completo de fases da Lua em junho.

Lua hoje: confira as próximas fases

As fases da Lua no mês de junho de 2024 começaram já no dia 6 com a chegada da Lua Nova e o fim da Lua Minguante de maio. A mudança ocorreu às 9h40. As informações são do Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet)

publicidade

Já no dia 14 foi a vez da Lua Crescente, às 2h19. A Lua Cheia surge às 22h10 do dia 21 deste mês. As fases da Lua do mês de junho contam ainda com a Lua Minguante, no dia 28 às 18h55.

fases da Lua
Lunação: a cada 29,5 dias (em média), a Lua inicia um ciclo lunar, que começa na fase nova e se encerra na minguante. Imagem: Elena11 – Shutterstock

Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.

publicidade

Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).

Leia mais:

publicidade

Calendário fases da lua junho de 2024

  • Lua Nova: 6 de junho às 9h40
  • Lua Crescente: 14 de junho às 2h19
  • Lua Cheia: 21 de junho às 22h10
  • Lua Minguante: 28 de junho às 18h55

Qual a Lua hoje?

Hoje a Lua está na fase Crescente

NASA vê “prancha de surf” na Lua?

Em 2009, a NASA lançou o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), com a missão de investigar a superfície da Lua em detalhes, a fim de identificar possíveis locais de pouso, recursos naturais e características interessantes, como tubos de lava. A espaçonave já mapeou cerca de 98,2% da superfície lunar, desconsiderando as regiões profundamente sombreadas nas áreas polares.

publicidade

Recentemente, o LRO flagrou o que parecia ser uma espécie de  “prancha de surf” passando em alta velocidade rondando a órbita do corpo celeste.

Trata-se da espaçonave Danuri, lançada pela Coreia do Sul em agosto de 2022. Esse é o primeiro orbitador lunar do país.

China levou uma bandeira de pedra para o outro lado da Lua

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, quando concluiu seus trabalhos no lado oculto da Lua a missão Chang’e 6 desenrolou uma bandeira da China no local, marcando o “território” do país naquela região. E essa bandeira lunar não é qualquer bandeira, não. Ela é feita de basalto, uma rocha vulcânica que é superabundante tanto na Lua quanto aqui na Terra.

Em 2 de junho, a sonda Chang’e 6 pousou na bacia do Polo Sul-Aitken, uma região misteriosa do lado oculto da Lua. E logo em seguida, a bandeira chinesa se abriu majestosa do módulo de pouso.

Essa bandeira, que tem 30 cm por 20 cm (praticamente do tamanho de uma folha A4), pesa apenas 11,3 gramas. Bem levinha! Ela é parecida em tamanho com a bandeira levada pelo módulo Chang’e 5 em 2020, que pousou no lado próximo da Lua e trouxe amostras lunares para a Terra. Chang’e 6 também é uma missão de retorno de amostras, com previsão de chegada por aqui por volta do dia 25 de junho.