Vale a pena investir em um Chromecast?

Dispositivo do Google que transforma TVs comuns em Smart TVs sai na frente dos rivais graças a facilidade de uso e compatibilidade com diversos aplicativos

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 15/10/2020 11h05
Chromecast 2
A A A

O Chromecast, dispositivo criado pelo Google para transformar TVs comuns em Smart TVs continua conquistando novos usuários desde que chegou ao mercado em meados de 2013. O gadget já passou por algumas gerações e foi determinante para modificar a forma como consumimos conteúdo audiovisual.


Quando chegou as prateleiras, o apelo do Chromecast era conseguir transmitir conteúdo de uma série de dispositivos dispensando o software embarcado nas TVs inteligentes. De maneira geral, as Smart TVs da época entregavam para o usuário uma interface confusa e geralmente mais lenta, algo que acabava atrapalhando a experiência de uso.

Do celular para a TV

Uma das principais vantagens do Chromecast é a sua facilidade de uso. Basta estar conectado na mesma rede para transmitir conteúdo para a TV. Naturalmente, com o passar do tempo, o gadget ganhou suporte oficial tanto no Android como no iOS. Na versão original, o aparelho tinha algumas limitações, na época o gadget só era compatível com YouTube, Netflix e alguns apps do Google.

Atualmente, praticamente sete anos depois, o dispositivo inteligente está se tornando uma plataforma cada vez mais sólida e robusta. Suportando cada vez mais formatos de reprodução, além de contar com o suporte de diversos aplicativos e dispositivos mais novos.

Como funciona

Para conseguir rodar áudio e vídeo em outra tela, o Chromecast utiliza um protocolo de software proprietário para transmissão de dados. Esse software é o 'Google Cast'.

Imagem: CoinUp/ShutterstockApp 'Google Home' é fundamental para configurar o aparelho, mudar opções, bem como para transmitir a tela do Android para a TV. Imagem: CoinUp/Shutterstock

Antes de iniciar a transmissão em si, o software acessa a web e em seguida descobre qual tipo de conteúdo o usuário pretende reproduzir na TV. Daí por diante, os dados são enviados para nuvem, dessa forma é possível continuar utilizando seu dispositivo sem interferir na transmissão.

Espelhamento de tela

O gadget também pode espelhar a tela de diversos aparelhos, bem como guias abertas no Google Chrome. Se estiver utilizando o browser no notebook, por exemplo, é só acessar o menu de configurações na parte superior direita (três 'pontinhos') e selecionar 'Transmitir'. Em seguida, o navegador vai procurar pelo gadget conectado na mesma rede para iniciar a transmissão.

O Chromecast também conta com opções para definir um 'modo ambiente' quando nada está sendo reproduzido. Esse recurso permite que outras pessoas tenham acesso limitado ao gadget como convidado.

Chromecast + Google TV

Uma nova geração do gadget foi revelada no fim de setembro, e já está disponível para compra no varejo internacional. O dispositivo vem embarcado com o sistema Google TV e é mais poderoso que as versões anteriores. Um dos destaques fica por conta do suporte a reprodução de vídeos em 4K a 60 frames por segundo, além da compatibilidade com tecnologias como HDR e Dolby Vision.

Este também será o primeiro Chromecast que vai possibilitar a instalação de apps direto na memória interna do aparelho. Ou seja, a partir de agora, não é mandatório ter outro dispositivo para transmitir conteúdo. O próprio dispositivo é capaz de processar e executar apps como o Netflix.

Imagem: Google/DivulgaçãoNova geração do Chromecast consegue executar diversos apps direto no dispositivo. Imagem: Google/Divulgação

Por aqui, o usuário pode optar pela aquisição da terceira geração do Chromecast, vendida oficialmente por várias lojas no varejo nacional. Seu valor é de cerca de R$ 400, e continua sendo uma alternativa interessante que deve atender grande parte dos usuários. Já o Chromecast embarcado com Google TV sai por U$ 49,99 (R$ 280) nos EUA. Resta saber se, ou quando, a gigante de buscas pretende trazer a novidade para o Brasil.

Google Streaming Android Google TV Chromecast
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você