SpaceX: após FAA investigar explosões, Starship SN10 deve decolar em breve

Investigações da FAA focaram SpaceX por causa de explosões dos foguetes SN8 e SN9; Elon Musk já fala em lançamento do Starship SN10
Por Leticia Riente, editado por Daniel Junqueira 23/02/2021 12h39, atualizada em 23/02/2021 13h00
Foguete da SpaceX no espaço
SpaceX/SpaceX-Imagery/Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

E Elon Musk vence mais uma vez: a SpaceX, empresa de propriedade do bilionário, se safou em uma investigação da Federal Aviation Administration (FAA, na sigla em inglês). A agência, que regula o setor aeronáutico e aeroespacial nos EUA, afirmou que encerrou os trabalhos de investigação frente às explosões ocorridas recentemente com os protótipos SN8 e SN9 da Starship da SpaceX. Ambos os foguetes falharam ao atingirem o solo durante voo de teste.

As investigações se desdobraram em duas vertentes. A primeira foi relacionada a uma violação de licença por parte da SpaceX. Em dezembro de 2020, a empresa não havia ainda sido autorizada a lançar o protótipo SN8, no entanto, o voo ocorreu. Apesar da explosão na hora do pouso, Musk afirmou que a experiência possibilitou à empresa tudo que ela precisava para melhorar em um próximo protótipo.

FAA encerrou investigações sobre as explosões ocorridas com protótipos da Starship. Créditos: SpaceX-Imagery/Pixabay

Já no começo deste mês, em outro lançamento de teste, o protótipo Starship SN9 também explodiu ao tocar o solo. Nesses casos, a FAA sempre conduz uma investigação de praxe. Dessa forma, para a SpaceX, a agência esclareceu posteriormente que “supervisionou a investigação do acidente SN9 conduzida pela SpaceX. O veículo SN9 falhou dentro dos limites da análise de segurança da FAA”.

Além disso, sobre o incidente, a FAA também frisou que a segurança do público ou da propriedade não foi colocada em risco.

Todos os detalhes da conclusão das investigações sobre as explosões dos foguetes da SpaceX foram divulgados pela repórter Jackie Wattles, da CNN.

O próximo Starship SN10

O encerramento das investigações proporciona à SpaceX não só menos trabalho e polêmicas, mas também possibilita algo ainda mais importante: o lançamento do protótipo SN10. Considerando que Musk quer um milhão de pessoas em Marte até 2050, o cronograma de testes não pode ser atrasado.

Com a notícia, o bilionário que também é dono de outras grandes empresas como a Tesla e Neuralink, tuitou que há uma “boa chance de voar esta semana!”.

Embora ainda não haja data prevista para um próximo lançamento, a base da SpaceX no Texas já está fechando a rodovia local e a praia para um possível teste, segundo o site The Verge.

Via: Business Insider

Redator(a)

Leticia Riente é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.