O governo chinês aprovou o desenvolvimento de um imenso foguete que será usado em missões tripuladas à Lua e Marte. Batizado de Longa Marcha 9, ele terá uma capacidade de carga similar à do Saturno V, o foguete norte-americano que colocou o homem na Lua.

O núcleo do Longa Marcha 9 terá 10 metros de diâmetro, e ele será acompanhado por quatro foguetes laterais com 5 metros cada. Ele será capaz de colocar cargas de até 140 toneladas em órbita terrestre, ou levar “50 ou mais” toneladas até a Lua.

publicidade

Isso torna o Longa Marcha 9 mais poderoso que qualquer outro foguete em operação no momento. Para comparação o Falcon Heavy, foguete mais poderoso da SpaceX, pode levar até 63 toneladas à orbita terrestre.

Já o Space Launch System, foguete que vem sendo desenvolvido pela Nasa para missões tripuladas à Lua e Marte, terá inicialmente (em 2022) capacidade de 70 a 85 toneladas, com potencial para chegar a 130 toneladas na terceira geração do hardware. Mas isso não deve acontecer antes de 2030.

publicidade

China planeja outro foguete gigante

A expectativa do governo chinês é que o primeiro voo de teste do Longa Marcha 9 aconteça até 2030. Segundo o Ars Technica, o país também está desenvolvendo outro foguete superpesado baseado em uma arquitetura com três núcleos (com no Falcon Heavy), que deve estrear em 2025.

A China tem grandes ambições no espaço. Além de três bem-sucedidas missões de exploração da Lua, incluindo a coleta e retorno à Terra de amostras do solo lunar, o país enviou recentemente à Marte a missão Tianwen-1, que pretende pousar um robô de exploração (rover) na superfície do planeta em maio.

publicidade

Além disso, se prepara para iniciar, ainda neste ano, a construção de sua própria estação espacial. Serão necesssários no total 11 lançamentos até a conclusão do projeto, prevista para 2023, incluindo cinco missões tripuladas e seis com veículos não tripulados. Na empreitada serão usados foguetes Longa Marcha 5B, Longa Marcha 2F e Longa Marcha 7.

Fonte: Ars Technica

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!