Dona do aplicativo brasileiro de transporte individual 99 e responsável por desbancar o serviço da Uber na China, a Didi Chuxing Technology Co. se prepara para dar um passo importante rumo à expansão de sua companhia. Isso porque a empresa chinesa planeja um mega IPO (abertura de capital) na bolsa de valores de Hong Kong já no próximo trimestre deste ano. Segundo a Bloomberg, os valores ultrapassariam a faixa dos US$ 62 bilhões.

De acordo com as fontes ouvidas sob condição de anonimato, a movimentação para o IPO da Didi Chuxing ainda está em fases iniciais. A listagem dos papeis da empresa era estudada para acontecer no fim de 2021, mas a boa gestão da China diante da pandemia do coronavírus fez com que a empresa considerasse uma antecipação da abertura de capital já para o primeiro semestre deste ano.

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Se concretizado, o IPO da Didi Chuxing poderá ultrapassar os valores da Ant Group (avaliado em US$ 32 bilhões) e tornar-se a maior abertura de capital do mundo.

O montante recolhido deverá ser redirecionado para expandir o comércio online da empresa e para um “financiamento pesado” na Europa, atualmente dominada pelos serviços da Uber.

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Papeis da Didi Chuxing deverão ser negociados na bolsa de valores de Hong Kong. Foto: zhu difeng/Shutterstock

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Uma abertura de capital da Didi Chuxing seria uma grande reviravolta da empresa, que enfrentou situações conturbadas nos últimos anos.

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Em 2018, dois assassinatos cometidos por motoristas da companhia provocaram a abertura de uma investigação regulatória sobre a capacidade da Didi Chuxing de fornecer segurança ao grande número de usuários na China.

Além disso, órgãos antitruste chineses têm apertado o cerco contra a empresa, acusada de práticas monopolistas. Isso sem contar o fato de que, como a maioria das empresas do mundo todo, a Didi Chuxing também foi afetada pela pandemia de coronavírus que teve início no ano passado.

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Ainda assim, a companhia apresenta ótimos resultados, inclusive, melhores do que as receitas anteriores à pandemia. Isso significa que o atual momento pode ser a melhor oportunidade para a empresa chinesa expandir suas operações e alcançar notoriedade no serviço de transporte individual de passageiros em regiões fora da China.

Fonte: Bloomberg