Inspiration 4: Crew Dragon terá janela com visão privilegiada da Terra

Por Rafael Rigues, editado por André Lucena 09/04/2021 15h22, atualizada em 09/04/2021 15h55
Ilustração de astronauta na cúpula da Crew Dragon na missão Inspiration 4
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os quatro tripulantes da Inspiration 4, primeira missão orbital totalmente civil, terão uma visão privilegiada do espaço. Isso graças a um janela de vidro, ou “cúpula”, que está sendo instalada no nariz da cápsula Crew Dragon.

“Provavelmente é o mais perto que você estará de se sentir ‘no espaço'”, disse Elon Musk, CEO da SpaceX, via Twitter.

Uma ilustração oficial mostra que o domo será grande o suficiente para abrigar um tripulante da cintura para cima, oferecendo uma visão em 360 graus do espaço.

O “upgrade” na cápsula só é possível porque a Inspiration 4 não irá se encontrar com a Estação Espacial Internacional (ISS). Assim, o adaptador que permite que a cápsula se acople à estação pode ser removido, e a janela instalada em seu lugar.

Leia mais:

Como a janela está sendo usada em uma missão civil, a SpaceX não precisa de aprovação da Nasa para a modificação. “Em termos de engenharia e segurança, fizemos todo o trabalho”, disse Jason Isaacman, bilionário norte-americano que será o comandante da missão.

“Continuaremos a fazer toda a análise, testes e qualificação para garantir que tudo está seguro, e que isso não impeça o uso desta espaçonave em outras missões”, completou.

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti fotografa a Terra dentro da Cupola na Estação Espacial Internacional
A astronauta italiana Samantha Cristoforetti fotografa a Terra dentro da “Cupola” na Estação Espacial Internacional. Imagem: ESA/NASA

A janela da Inspiration 4 é similar à “Cupola” (com “o”), que foi instalada na ISS em 2010 e é um dos pontos preferidos dos astronautas para observação da Terra e para “selfies”. Mas os astronautas da Inspiration 4 terão uma visão diferente, já que sua cápsula voará mais distante da Terra do que a estação, que fica a 420 km de altitude.

“A altitude orbital que iremos alcançar, de cerca de 540 quilômetros, é algo simbólico, especialmente quando você pensa sobre todas as missões que virão após a nossa, incluindo o retorno à Lua”, disse Isaacman, se referindo ao programa Artemis da Nasa, que pretende levar novamente humanos à Lua ainda nesta década.

Fonte: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.