A variante Gama da Covid-19, descoberta em Manaus no fim do ano passado, se mostrou mais agressiva do que a versão original da Covid-19, causando mais casos graves e mortes pela doença. No entanto, as vacinas e medidas de isolamento são eficazes contra a Cepa.

Um estudo da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) mostrou que a cepa foi responsável por um aumento de 127% nos casos graves e de 162% das mortes entre março e abril deste ano na cidade. No entanto, o lockdown e a vacinação conseguiram evitar uma propagação maior e as novas infecções voltaram a cair.

“São conclusões esperadas, mas que precisam de uma comprovação clara por causa do ambiente em que vivemos. Nosso estudo confirma que as vacinas protegem da morte por Covid-19 e o lockdown funciona para reduzir a circulação do vírus. Fora isso, conseguimos demonstrar que a P1 é, de fato, uma variante mais agressiva, algo que ainda não estava tão claro entre a comunidade científica”, disse Maurício Lacerda Nogueira, um dos chefes da pesquisa, ao O Globo.

Leia mais:

publicidade

Variante Gama da Covid-19

O estudo ainda teve parceria com outras instituições como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação Bill & Melinda Gates, a Universidade de Washington e a University of Texas Medical Branch. Os pesquisadores analisaram 272 genomas do vírus da Covid-19 para descobrir a prevalência da variante Gama e outras cepas.

“De acordo com a análise, em outubro do ano passado estavam circulando várias variantes do coronavírus. Em dezembro, no entanto, houve o predomínio da P2 [detectada pela primeira vez no Rio de Janeiro], o que pode ter resultado na alta de casos, mas sem aumento na gravidade da doença. Foi no dia 26 de janeiro de 2021 que detectamos o primeiro caso de P1 no município e, logo depois, essa cepa passou a ser dominante. É nesse período, a partir de março, que ocorre um aumento de mais de 100% no número de casos graves e mortes”, completou Nogueira.

A variante Gama, descoberta em Manaus, já havia sido considerada responsável por um aumento de mortes na capital amazonense. Atualmente, a variante Delta, da Índia, é apontada como causadora do recente aumento de casos pelo mundo.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!