Blue Origin marca data para a próxima missão suborbital

Rafael Rigues19/08/2021 10h33
Lançamento de um foguete New Sheapard, da Blue Origin
O foguete New Shepard será lançado nesta quarta-feira (31) pela Blue Origin, levando uma variedade de cargas científicas e educacionais para o espaço suborbital. Imagem: Blue Origin
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, anunciou nesta quarta-feira (18) a data para a sua próxima missão suborbital: a NS-17 irá decolar na próxima quarta-feira (25), às 10h35 (horário de Brasília), a partir da base de lançamento da empresa no oeste do Texas.

Ao contrário da histórica missão NS-16, que decolou em 20 de julho levando Jeff Bezos e mais três passageiros a bordo, a NS-17 não será tripulada. Mas a cápsula New Shepard não estará vazia: a bordo estarão 18 cargas comerciais, 11 delas patrocinadas pela Nasa, além de milhares de cartões postais enviados por crianças através da ONG Club for the Future, da própria Blue Origin.

Leia mais:

Além disso, no exterior da cápsula estará uma demonstração do “Sensor de Deórbita, Descida e Pouso” da Nasa, projetado para permitir que espaçonaves pousem com maior precisão na Lua e em outros corpos celestes. Este será o segundo voo do sensor, que já foi testado na missão NS-13 em outubro passado.

Por fim, a NS-17 também levará uma instalação de arte, o “Tríptico Suborbital” criado pelo artista Amoako Boafo. Ele é composto por três retratos que ficarão no topo da cápsula, sobre as tampas dos paraquedas. Segundo a Blue Origin, “Os retratos mostram o artista, sua mãe e a mãe de um amigo. A arte é parte do Uplift Art Program da Uplift Aerospace, cujo propósito é inspirar novas idéias e gerar diálogo ao tornar o espaço mais acessível e conectado à experiência humana”. 

O artista Amoako Boafo e uma parte do tríptico que será instalado no topo da NS-17. Imagem: Blue Origin
O artista Amoako Boafo e uma parte do tríptico que será instalado no topo da NS-17. Imagem: Blue Origin

No momento nem a Blue Origin, nem sua principal concorrente no turismo espacial, a Virgin Galactic, anunciaram uma data para suas próximas missões tripuladas. Enquanto isso, a SpaceX prepara a primeira missão orbital totalmente civil, a Inspiration 4, que levará quatro pessoas para uma jornada de três dias em órbita da Terra. A decolagem está programada para o dia 18 de agosto.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital