Asteroide Bennu pode colidir com a Terra? Astrônomo Cristóvão Jacques explica no Olhar Espacial

Por André Lucena, editado por Rafael Rigues 25/08/2021 19h01, atualizada em 26/08/2021 10h56
Asteroide Bennu tem sido investigado pela Osiris-REx
Asteroide Bennu tem sido investigado pela Osiris-REx. Ilustração: Droneandy/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Olhar Espacial desta sexta-feira (27) receberá às 21h (horário de Brasília) o astrônomo Cristóvão Jacques, associado a CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), a REA (Rede de Astronomia Observacional) e a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), além de sócio-proprietário do Observatório Sonear na cidade de Oliveira, em Minas Gerais.

Ele falará sobre o asteroide Bennu, que foi estudado pela OSIRIS-REx, espaçonave da Nasa, e que passará perto da Terra no ano de 2135. E também sobre o 2021 PH27, asteroide descoberto em 13 de agosto deste ano e que é o de órbita mais rápida do Sistema Solar.

rocha espacial tem aproximadamente 1 km de diâmetro e completa uma volta ao redor do Sol a cada 113 dias terrestres. Apenas o planeta Mercúrio tem um período orbital menor, já que leva apenas 88 dias para girar em torno do Sol.

E tem Brasil nesta descoberta

“Entre as primeiras observações que ajudaram a determinar a órbita do 2021 PH27, estão duas feitas pelo Observatório SONEAR, um observatório amador localizado em Oliveira, Minas Gerais. Segundo Cristóvão Jacques, sua observação foi bem complicada, pois o brilho do objeto era bastante tênue e ele estava muito baixo no horizonte na noite do dia 17, quando os brasileiros registraram o asteroide”, explica o astrônomo Marcelo Zurita.

Leia mais:

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital