Em entrevista à revista Variety, o coreógrafo Andy Cheng, que é coordenador de lutas e movimentos do live action de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco‘, afirmou que a adaptação pode dar início a uma franquia de “seis, sete filmes”. O profissional, que trabalhou recentemente em ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis‘, também revelou que o longa tem um orçamento estimado de 60 milhões de dólares, e que a produção de sequências dependerá do sucesso da estreia.

“Não temos o mesmo tempo ou orçamento disponível que em ‘Shang-Chi’, mas o objetivo é absolutamente o mesmo: Criar algo único, enraizado na cultura asiática e com apelo universal.”, disse Cheng à Variety, que ainda dissertou sobre Cheng a falta de representatividade de super-heróis asiáticos nas telonas para aqueles acostumados apenas com o universo dos quadrinhos da Marvel (MCU).

publicidade

“Eu não me importo de onde [os heróis] vêm. Os super-heróis são importantes para todas as raças. Eles são algo que as crianças devem admirar. Mas neste departamento a Ásia está sub-representada”, declarou o coreógrafo, que acredita que a indústria já está mudando a perspectiva em relação a tal premissa, principalmente por conta do sucesso relâmpago de ‘Shang-Chi’. “A China é hoje o maior mercado de bilheteria do mundo. A Ásia é onde está o dinheiro”.

Seiya de Pégaso (Mackenyu Arata) em treinamento. Imagem: Instagram/Reprodução

O movimento para dar a ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ uma dimensão live action também é apoiado pela Toei Animation, parte de um dos mais antigos e poderosos estúdios de cinema japoneses e detentora dos direitos da obra original de Masami Kurumado. A empresa considera a adaptação a “primeira parte de uma franquia que pode ter seis ou sete filmes separados”, de acordo com Cheng, mas que necessita de um bom pontapé inicial para dar sequência.

publicidade

Questionado, ele não confirma o orçamento da produção, mas admite que é “algo em torno de US$ 60 milhões”. Com as gravações encerradas, o filme atualmente está em fase de pós-produção, mas já garantiu a distribuição global (excluindo Japão, China e Oriente Médio) através da Sony Pictures.

Trabalhado a partir de um roteiro de Josh Campbell e Matt Stuecken, ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ é dirigido por Tomasz Baginski, animador polonês e craque em efeitos especiais que já trabalhou em ‘The Witcher’. O longa é estrelado por Sean Bean, Famke Janssen, Madison Iseman e Mackenyu, de 24 anos, no papel principal como Seiya de Pégaso. O protagonista, inclusive, foi elogiado pelo ex-coordenador de movimentos de Jackie Chan.

publicidade

“Mackenyu é o pacote completo. Ele é bonito o suficiente para trabalhar com pouca maquiagem, tem um corpo fantástico e, graças ao pai, está mergulhado nas artes marciais desde muito jovem”, explica Cheng sobre o filho do famoso ator japonês de filmes de ação, Sonny Chiba. O coreógrafo ainda aponta que a vantagem do jovem ator de falar inglês fluente é um destaque entre “muitos outros artistas marciais asiáticos que surgiram no cenário cinematográfico internacional”.

live action os cavaleiros do zodíaco
Seiya de Pégaso (Mackenyu Arata) em treinamento no set de filmagens. Imagem: Instagram/Reprodução

Ainda em entrevista à revista, Cheng declarou que o live action é, “definitivamente, um primeiro filme, onde será apresentado o herói” e que a ideia é não tornar “a história muito grande”. Ele ainda afirmou que recebeu uma enorme liberdade criativa do estúdio e encarou “isso com uma grande responsabilidade”. Em relação à trama, o profissional se limitou a dizer que a direção optou por criar “um visual próximo do material original”, com um enredo de fato adaptado. A ação será intensa, porém não a mesma, já que “não se pode ser tão rápida como no mangá ou anime”.

publicidade

O live action de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ segue sem data de estreia definida, mas com previsão para 2023. A sinopse oficial da produção diz:

“Quando uma energia mística conhecida como Cosmo desperta em Seiya (J.J. Jr. Mackenyu), o protagonista embarca em uma jornada para conquistar a antiga armadura grega de Pégaso e escolher seu lado em uma batalha pelo destino de Sienna/Saori (Madison Iseman), uma jovem que luta para controlar seus poderes.‎”

Leia mais:

Anunciado no Brasil no final de 2016, durante a Comic-Con Experience (CCXP) daquele ano, pelo presidente da Toei Animation Kozo Morishita, o live action ganhou algumas informações iniciais em 2017 e outras em 2018, além de um pôster oficial. No fim de 2019, o filme entrou na fase de pré-produção, mas sofreu atrasos por conta da pandemia de Covid-19.

A animação original foi ao ar entre 1985 e 1990, em 145 episódios que adaptavam o mangá original de Kurumada. No Brasil, ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’ foi um sucesso absoluto na extinta TV Manchete, onde foi exibido entre 1994 e 1997, praticamente em loop. O desenho foi reprisado no Cartoon Network em 2003 e pela Band em 2004. Atualmente, os episódios estão disponíveis na Netflix e no Crunchyroll.

Pôster oficial do live action de 'Os Cavaleiros do Zodíaco'. Imagem: Sony Pictures/Divulgação
Pôster oficial do live action de ‘Os Cavaleiros do Zodíaco’. Imagem: Sony Pictures/Divulgação

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!