A Nasa irá cobrir o retorno da espaçonave Soyuz MS-18 à Terra, programado para este domingo (17). A bordo estarão Yulia Peresild e Klim Shipenko, atriz e diretor que foram à Estação Espacial Internacional (ISS) para gravar um filme, além do cosmonauta Oleg Novitsky, que está no espaço há seis meses.

O evento, que será transmitido pelo canal da Nasa no YouTube, começa às 16h15 do sábado (16), horário de Brasília, com a despedida dos tripulantes e fechamento da escotilha de acesso à Soyuz. Novistky estará nos controles da cápsula, que deve se desacoplar da ISS às 22h13. Às 0h15 de domingo será iniciado o processo de “deórbita”, com pouso nas estepes do Cazaquistão esperado para a 1h36.

publicidade

Leia mais:

Peresild e Shipenko chegaram à ISS, com o cosmonauta Anton Shkaplerov, em 5 de outubro a bordo da Soyuz MS-19, para uma estadia de 12 dias para gravação de cenas do primeiro filme feito na órbita terrestre, chamado “O Desafio”. A filmagem foi resultado de uma parceria entre a agência espacial russa (Roscosmos) e empresas de mídia de Moscou.

Novitsky retorna à Terra após 191 dias no espaço, período durante o qual terá completado 3.056 órbitas ao redor de nosso planeta, percorrendo cerca de 130 milhões de km. Somando as três missões das quais participou, o cosmonauta já passou 531 dias no espaço.

A atriz russa Yulia Peresild, momentos antes do lançamento da nave Soyuz MS-19, onde ela participará da gravação do primeiro filme no espaço
A atriz Yulia Peresild à bordo da ISS. Imagem: Roscosmos/Divulgação

Com a partida da Soyuz MS-18, começa oficialmente a “Expedição 66” à ISS, que está sendo comandada pelo francês Thomas Pesquet da agência espacial europeia (ESA). Também estão a bordo Shane Kimbrough, Megan McArthur, e Mark Vande Hei, todos da Nasa, Akihiko Hoshide (da agência espacial Japonesa, Jaxa), os cosmonautas Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov, da Roscosmos.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!