A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira que encontrou um pequeno (por enquanto) problema em sua espaçonave Lucy. Lançada no último sábado (16) em uma jornada de 12 anos, ela irá explorar oito asteroides em busca de pistas sobre a origem de nosso sistema solar.

Segundo a Nasa, um dos dois painéis solares, com mais de 7 metros de diâmetro cada, pode não estar totalmente travado em posição. As consequências disso são incertas, mas a agência afirma que tem uma equipe analisando o problema, e que os passos seguintes serão definidos nos próximos dias.

Ilustração mostra espaçonave Lucy com seus dois paineis solares ao lado de um asteroide
Ilustração mostra espaçonave Lucy com seus dois paineis solares ao lado de um asteroide / Divulgação: Nasa

Por enquanto, ambos os painéis solares estão funcionando corretamente e produzindo energia para recarregar a bateria da espaçonave, que alimenta todos os instrumentos e computadores a bordo. Ou seja, no momento a falha parece não ter um impacto negativo na missão.

Lucy tem um longo caminho pela frente, e irá visitar 8 asteroides no total. Um deles fica no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e os outros sete são asteroides “troianos” que compartilham sua órbita com o gigante gasoso. Segundo a Nasa, estes asteroides são efetivamente “restos” da formação do sistema solar, como “fósseis” planetários, e podem conter informações valiosas sobre a origem da Terra e dos outros planetas.

publicidade

Leia mais:

O nome na espaçonave é uma homenagem ao famoso fóssil Lucy, descoberto nos anos 70 na Etiópia, o antepassado da raça humana mais antigo já encontrado. A Nasa espera que as descobertas feitas nos asteroides troianos sejam tão significativas para a ciência quanto as propiciadas pela Lucy original.

Seguindo uma tradição da Nasa, a espaçonave contém uma “cápsula do tempo” com mensagens para futuras gerações da humanidade. A placa contém mensagens de diversas personalidades, ditas em vários pontos da nossa história, indo desde premiados do Nobel até artistas consagrados, como os quatro membros do grupo musical britânico Beatles. A espaçonave e o fóssil, aliás, foram batizados em referência à música “Lucy in the Sky with Diamonds”, um dos sucessos da banda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!