Depois de alguns meses de espera e batizado com o nome que veio de uma votação igual ao paredão do BBB, o Fiat Pulse chegou ontem (19/10) nas lojas nacionais da marca.

O SUV é o primeiro da montadora desenvolvido 100% no Brasil, e sua campanha foi totalmente orientada para uma identidade nacional. Produzido em Minas Gerais, na cidade de Betim, é o automóvel que Juliette Freire (campeã da 21ª edição do reality) ganhou no programa, e já pode parar nas garagens pelo país.

publicidade

O Fiat Pulse chega ao mercado em cinco opções, com preços a partir de R$ 79.990 para entrada e chegando nos R$ 115.990 ao topo de linha. O utilitário deve concorrer com o Volkswagen Nivus.

SUV Fiat Pulse Turbo
(Imagem: Divulgação/Fiat)

Com três opções dotadas do inédito motor 1.0 turboflex e quatro equipadas com o também inédito câmbio automático CVT, o carro foi produzido sobre uma nova plataforma modular (MLA) e traz novidade em toda a área de suspensões, balanço e entre-eixos.

publicidade

Todas as variantes terão quatro airbags, com motorista e passageiro da frente tendo esses componentes de segurança laterais cobrindo cabeça e tórax. Controles de tração e estabilidade com ajuste para uso na terra, piloto automático e limitador de velocidade são outros ingredientes gerais das opções.

Central multimídia do veículo
(Imagem: Divulgação/Fiat)

No geral, todos os Fiat Pulse virão com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Os carros trazem faróis e lanternas de LED com barras longitudinais no teto, em um design semelhante ao do irmão Argo, porém com uma dianteira visivelmente mais robusta.

publicidade

Todas as versões terão também sensores traseiros de estacionamento e de pressão nos pneus, alertas de uso de cinto de segurança e ar-condicionado automático e digital. A central multimídia está presente com 8,4 polegadas, sendo que os topos de linha tem um painel de 10,1 polegadas.

Essa central nos carros faz uso do novo software Uconnect 5 que, além de rápido, oferece recursos baseados em parcerias com empresas como a operadora Tim, a Amazon, o Google e o McDonald’s. Um chip 4G da Tim, aliás, permite conexão com a internet e pode funcionar como um cartão de crédito flex para fazer pagamentos do drive-thru do Mac, de pedágios e até de multas e IPVA de forma parcelada.

publicidade

Pulse Drive 1.3 Manual

Fiat Pulse Drive 1.3 Manual
Versão de entrada conta com câmbio manual e motor 1.3 flex (Imagem: Divulgação/Fiat)

A opção de entrada do SUV é a única dotada de câmbio manual de cinco marchas. Com um motor 1.3 flex, que rende até 107 cv, o veículo traz em seu pacote alarme, vidros e travas elétricas. Além do Fiat Sound System, a opção vem com comandos de áudio e painel de instrumentos no volante.

Outros itens aqui são o computador de bordo, o quadro de instrumentos de 3,5 polegadas multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável. O modelo básico ainda conta com desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção elétrica e assistente de partida de rampa, três entradas USB (duas tipo A e uma tipo C), chave canivete e mais.

Na cor preta, estão as maçanetas e os retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down. As rodas de 16 polegadas são de liga leve.

Pulse Drive 1.3 CVT

SUV Fiat Pulse
Modelo já permite câmbio automático de sete velocidades (Imagem: Divulgação/Fiat)

Um pouco mais caro, o segundo modelo custa R$ 89.990 e já vem com maçaneta e espelhos na cor da carroceria do SUV. Além disso, há um console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular, porta-objetos e um botão para o modo Sport no volante.

A partir dessa opção, já há o câmbio automático CVT (com sete velocidades simuladas). Entretanto, o motor aqui continua sendo o 1.3 flex. São dois pacotes adicionais para a variante, com a Plus adicionando câmera de ré (com linhas adaptativas), carregador sem fio, chave presencial e pintura bicolor por R$ 4.300. Já o pacote Connect Me oferece por R$ 3.150 navegação embarcada com GPS integrado e retrovisor interno eletrocrômico.

Pulse Drive Turbo 200

Motor turboflex da Fiat
Motor do Pulse Drive Turbo possui rendimento de até 130 cv (Imagem: Divulgação/Fiat)

Por R$ 98.990, esta versão mais aprimorada do SUV traz todos os itens das versões anteriores, mas já conta com o motor 1.0 turboflex, considerado o mais potente do Brasil, com rendimento de até 130 cv.

Além do pacote Connect Me, a opção possui o pacote Plus II por R$ 6.740, que contém roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro e banco traseiro rebatível e bipartido (60/40). O volante é revestido em couro e traz o sistema paddle shifters instalado atrás, para troca manual de marchas.

Pulse Audace Turbo 200

Interior do Fiat Pulse Audace
Pulse Audace Turbo troca rodas para 17 polegadas (Imagem: Divulgação/Fiat)

Custando R$ 107.990, a versão antes do topo de linha inclui câmera traseira de alta definição com linhas adaptativas, carregador de celular por indução magnética e chave presencial com partida por botão. O volante de couro vem com o paddle shifters, sendo o banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível.

Esta versão oferece o pacote Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) com frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Há leitor de faixa com correção no volante, farol alto automático, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e de luminosidade.

Como pacotes adicionais, essa opção do SUV oferece, fora o Connect Me, o Design, por R$ 5.200, que traz rodas de liga leve escurecidas de 17 polegadas substituindo as de 16 polegadas com acabamento diamantado. O pacote ainda traz bancos revestidos de couro e pintura bicolor.

Pulse Impetus Turbo 200

Fiat Pulse Impetus
Variante vem com sensor de estacionamento dianteiro, farois de curva e luzes de neblina (Imagem: Divulgação/Fiat)

Por fim, o topo de linha das opções sai por R$ 115.990, dotado de luzes de neblina de LEDs com função cornering (que acompanha o movimento do volante iluminando curvas). O painel Full Digital de instrumentos possui 7 polegadas, os bancos todos são de couro, há GPS integrado, os retrovisores oferecem rebatimento elétrico e acendem quando as portas se abrem.

Com acabamento diamantado, as rodas dessa opção do Fiat Pulse são de 17 polegadas. A variante vem com sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regulagem de altura e profundidade.

O pacote opcional Fiat Connect Me (R$ 2.650) possibilita o controle de diversas funções do SUV por meio de um app de celular. O motorista consegue configurar ar-condicionado, abertura e fechamento das portas e vidros e tem acesso a integração com o Google Assistante ou com a Alexa, da Amazon. Assim, consegue verificar o nível de combustível por comando de voz ou por integração com um smartwatch.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.