Stan Lee é um dos nomes mais icônicos dos quadrinhos de todos os tempos. O escritor, que foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics e faleceu em 2018, tem uma contribuição imensa para o mundo das HQs. Inclusive alterações feitas por ele. O editor odiou a primeira vez em que viu o Homem-Aranha se juntar aos Vingadores, no número 11 dos heróis mais poderosos da Terra, lançado em 1964.
Para Stan Lee, os leitores estavam sendo enganados, então ele mudou a história. Acontece que naquela época, os artistas tinham liberdade na montagem do enredo de uma história em quadrinhos. Quem desenhou aquele volume foi Don Heck.
Leia mais:
- O que Will Poulter filmou em 2021 antes de entrar para ‘Guardiões da Galáxia 3’
- Trailer oficial de ‘Morbius’ tem referências a ‘Venom’ e ‘Homem-Aranha’
- ‘Eternos’ não terá sequência, diz produtor da Marvel
Os escritores e os desenhistas colaboravam no esboço, mas a função recaia mais sobre o artista. Então, o responsável desenhava as páginas e, no final, os escritores adicionavam os diálogos e a narração. A ideia do Método Marvel era favorecer o instinto artístico e a colaboração do criador, tentando mudar o método de roteiro mais rígido da concorrente DC.
Mas o resultado nem sempre era feliz, como o primeiro encontro do Homem-Aranha com os Vingadores. A edição em questão mostra o grupo de heróis lutando contra um robô enviado por Kang, construído para imitar o novo super-herói, justamente o Teioso, e pegá-los desprevenidos. Mas Stan Lee não gostou da ideia de apresentar o herói amigo da vizinhança com uma farça.
Assim, o escritor decidiu que o verdadeiro Peter Parker deveria aparecer para desativar o sósia mecânico. A história publicada mostrava o verdadeiro Homem-Aranha nas páginas finais, chegando para salvar os Vingadores e com o Capitão América testemunhando a batalha.

Stan Lee usou a seção de cartas de ‘Vingadores #11’ para informar aos fãs dos quadrinhos que ele não gostou do enredo original e realizou a mudança. Confira o que dizia o texto do escritor:
“Depois que começamos a desenhar a história dos Vingadores-Aranha que você acabou de terminar, tivemos a sensação de que alguns de vocês podem se sentir enganados, porque não era o verdadeiro Homem-Aranha com quem os Vingadores estavam lutando! Então, largamos tudo e mudamos o final até que saísse do jeito que aparece na revista… Nunca queremos que você pense que estamos tentando enganá-lo ou colocar algo em cima de você…”
Via: ScreenRant
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!