SpaceX não conserta privada, e astronautas da missão Crew-3 usarão fraldas

Flavia Correia03/11/2021 18h10, atualizada em 04/11/2021 20h28
Astronautas da missão Crew-3 em ensaio para lançamento da missão
Os astronautas do SpaceX Crew-3 da NASA participam de um ensaio geral de contagem regressiva no Kennedy Space Center da agência, na Flórida, em 28 de outubro de 2021, para se preparar para o próximo lançamento do Crew-3. Os astronautas estão na plataforma de lançamento 39A com o Falcon 9 e o Crew Dragon atrás deles durante o ensaio. Crédito da foto: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após diversas tentativas frustradas, engenheiros da SpaceX não conseguiram consertar o vaso sanitário com vazamento na espaçonave Crew Dragon Endurance a tempo do lançamento, que acontece na madrugada do próximo sábado para domingo (7), depois de dois adiamentos.

Visão de dentro da Crew Dragon Resilience
Visão de dentro da Crew Dragon. Apesar de toda a modernidade e tecnologia, espaçonave voará com banheiro interditado. Créditos: SpaceX

Assim, a solução encontrada foi a mais óbvia possível: os tripulantes deverão fazer suas necessidades fisiológicas em seus próprios trajes, com o uso de fraldas, exatamente como faziam os astronautas da época das missões Apollo ou como acontece no caso de prolongadas caminhadas espaciais.

De acordo com o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, “os astronautas terão que confiar em suas roupas íntimas”. Isso prova que, mesmo depois de décadas de voos espaciais, os banheiros continuam sendo um grande desafio de engenharia.

Leia mais:

Cápsula da SpaceX que levou a missão Inspiration4 teve o mesmo problema

Durante a missão Inspiration4, no mês passado, engenheiros da SpaceX notaram que o banheiro da espaçonave Resilience havia borrifado urina humana em um compartimento sob o piso da cápsula, enquanto quatro turistas espaciais desavisados ​​faziam seu passeio ao redor da Terra durante três dias.

Segundo o site Futurism, eles também tiveram problemas com o lavatório durante a viagem, devido ao mau funcionamento do mecanismo de ventilação do local. O próprio CEO da SpaceX, Elon Musk, admitiu o problema em um tweet.

Embora não tenha causado nenhum dano permanente à espaçonave, não se pode negar que a situação certamente gerou desconforto aos tripulantes.

Na semana passada, funcionários da SpaceX anunciaram que encontraram uma solução para o banheiro. Entretanto, pela declaração de Stich, a correção ainda não pôde ser implementada.

É… parece que viagens espaciais nem sempre são tão glamurosas quanto se poderia imaginar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.