Um levantamento recente divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), mostra que o setor de telefonia móvel já soma 249,3 milhões de acessos até setembro de 2021, o que corresponde a um crescimento de 0,4%.
A maior fatia desse mercado pertence a Vivo. A operadora, que petende migrar seus clientes de forma automática para o 5G, conta com 33% desse total, ou seja, 82,2 milhões de acessos. Quem ficou com a segunda posição foi a Claro (27,8%), seguida pela TIM (20,7%) e a Oi (16,3%). Juntas, as gigantes do setor de telecomunicações respondem por quase 98% desse segmento (97,9%).
Números do 5G DSS
Além do saldo positivo, a agência também anunciou os números referentes aos clientes que já possuem pacotes 5G DSS, uma espécie de 4G “turbinado”. No mês de setembro, o órgão regulador registrou 103.985 de acessos — em agosto esse número foi de 90.602.
Em categorias de redes móveis, o 4G segue dominando, respondendo por 77,7% dos acessos. Entre agosto e setembro de 2021, foram 2,2 milhões de novos clientes com acesso à tecnologia. Em contrapartida, o 3G ainda responde por 11,5% do mercado, enquanto o 2G detém uma fatia de 10,7%.
Via: Telesíntese
Leia mais:
- Elon Musk se reúne com ministro brasileiro, que quer trazer a Starlink para a Amazônia
- Te cuida, Starlink: Boeing obtém autorização para oferecer internet via satélite
- Veja quais são as operadoras de internet mais rápidas e estados com conexão mais veloz do Brasil
Banda larga fixa também cresceu mais de 11% este ano
O acesso à internet via banda larga fixa, o serviço com pior avaliação entre os brasileiros, também alcançou um crescimento anual de 11,2%, segundo a Anatel.
Os dados, que consideram o espaço entre setembro de 2020 e setembro de 2021, revelam um salto de 35,6 milhões para 39,6 milhões de acessos.
Nesse período, o grande destaque foi a conexão através de fibra ótica, nicho já responde por 59,2% do mercado de banda larga fixa — em setembro de 2020 essa fatia era de 43,3%.
Imagem principal: rafastockbr/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!