A Kia revelou seu novo Kia Niro 2022, segunda geração do veículo, no Salão do Automóvel de Seul, na Coreia do Sul. Com opções híbrida e totalmente elétrica, a novidade crossover da marca subsidiária da Hyundai se apresenta com foco na sustentabilidade.

O novo Niro traz alguns aspectos do conceito Habaniro, lançado pela Kia em 2019, como pode ser visto no desenho frontal e no efeito bicolor nos pilares traseiros do carro. Na parte da frente, a grades traz um desenho específico para cada versão.
Detalhes cromados de faixas se destacam nessa área, se estendendo na horizontal e acompanhando inclusive a parte dos faróis, configurados em LED. Outros dois pontos de iluminação aparecem mais abaixo da grade, separados. Uma das principais diferenças visuais entre a versão híbrida do Niro (HEV) e a versão totalmente elétrica (EV) é uma porta de carga integrada na área central da frente desta última.

Enquanto isso, nos largos pilares traseiros, há luzes empilhadas na vertical, em formato de bumerangue, consideravelmente distanciadas das portas de trás. Quanto à pintura dos retrovisores, ela acompanha a cor principal do veículo, como acontece com as maçanetas.
A cabine do Niro também foi completamente atualizada. Uma linha de estilo rampa flui para cima nas guarnições das portas. O painel oferece um grande display de uma única peça combinando instrumentos digitais e uma tela grande de infoentretenimento, com controles de temperatura sensíveis ao toque separados.
Uma nova faixa de iluminação ambiente atravessa o painel, enquanto o console central contém quadro de distribuição físico e o seletor de modo de direção rotativo. Um descanso para o braço se encontra um pouco mais acima, tendo um porta-copos quase embaixo dele.

Materiais ecologicamente responsáveis
A Kia cita o uso de materiais sustentáveis na cabine do novo Niro. Por exemplo, o forro do tejadilho é feito de papel de parede reciclado. Já os assentos são de poliuretano de base biológica com fibras tencel de folhas de eucalipto (material muito parecido com a viscose, porém minimamente mais estruturado, sendo resistente a lavagem adequada e com potencial alto de absorção de umidade).
A pintura dos painéis das portas é à base de água e isenta de substâncias como benzeno e tolueno. Nesse sentido, em sintonia com fundamentos de sustentabilidade, a Kia anunciou detalhes de um novo “Greenzone Drive Mode”.
Usando geofencing, será possível mudar automaticamente as versões híbridas do Niro para o modo totalmente elétrico em “zonas verdes”, como áreas residenciais urbanas ou fora de escolas e hospitais, e o motorista também poderá registrar suas próprias zonas verdes no sistema de navegação do carro.

O novo Kia Niro poderá rivalizar com veículos como o tcheco Skoda Enyaq e o Yaris Cross, da japonesa Toyota. Ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o carro revelado agora pela coreana, mas tudo indica que ele usa uma versão atualizada da plataforma do carro anterior, em vez de se basear na plataforma E-GMP (voltada para os EVs puros da marca).
Os trens de força talvez sejam transferidos também, embora com atualizações de desempenho e eficiência. Mais detalhes técnicos sobre a plataforma do novo Kia Niro, motorizações e recursos de tecnologia deverão surgir antes da estreia esperada do carro, no primeiro semestre de 2022.
Leia mais:
- Lançado agora, SUV Kia Stonic é o híbrido mais barato do Brasil (mas ainda é caro)
- Kia EV6 entra para o Guinness por viagem mais longa com menor tempo de carregamento
- Kia e Hyundai apresentam seus próximos SUVs elétricos
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.