A Kia revelou seu novo Kia Niro 2022, segunda geração do veículo, no Salão do Automóvel de Seul, na Coreia do Sul. Com opções híbrida e totalmente elétrica, a novidade crossover da marca subsidiária da Hyundai se apresenta com foco na sustentabilidade.

dois carros Niro, da Kia
Imagem: Divulgação/Kia

O novo Niro traz alguns aspectos do conceito Habaniro, lançado pela Kia em 2019, como pode ser visto no desenho frontal e no efeito bicolor nos pilares traseiros do carro. Na parte da frente, a grades traz um desenho específico para cada versão.

publicidade

Detalhes cromados de faixas se destacam nessa área, se estendendo na horizontal e acompanhando inclusive a parte dos faróis, configurados em LED. Outros dois pontos de iluminação aparecem mais abaixo da grade, separados. Uma das principais diferenças visuais entre a versão híbrida do Niro (HEV) e a versão totalmente elétrica (EV) é uma porta de carga integrada na área central da frente desta última.

Versão EV do novo Niro
Imagem: Divulgação/Kia

Enquanto isso, nos largos pilares traseiros, há luzes empilhadas na vertical, em formato de bumerangue, consideravelmente distanciadas das portas de trás. Quanto à pintura dos retrovisores, ela acompanha a cor principal do veículo, como acontece com as maçanetas.

A cabine do Niro também foi completamente atualizada. Uma linha de estilo rampa flui para cima nas guarnições das portas. O painel oferece um grande display de uma única peça combinando instrumentos digitais e uma tela grande de infoentretenimento, com controles de temperatura sensíveis ao toque separados.

Uma nova faixa de iluminação ambiente atravessa o painel, enquanto o console central contém quadro de distribuição físico e o seletor de modo de direção rotativo. Um descanso para o braço se encontra um pouco mais acima, tendo um porta-copos quase embaixo dele.

detalhe da luz interna no painel dentro do veículo
Imagem: Divulgação/Kia

Materiais ecologicamente responsáveis

A Kia cita o uso de materiais sustentáveis ​​na cabine do novo Niro. Por exemplo, o forro do tejadilho é feito de papel de parede reciclado. Já os assentos são de poliuretano de base biológica com fibras tencel de folhas de eucalipto (material muito parecido com a viscose, porém minimamente mais estruturado, sendo resistente a lavagem adequada e com potencial alto de absorção de umidade).

A pintura dos painéis das portas é à base de água e isenta de substâncias como benzeno e tolueno. Nesse sentido, em sintonia com fundamentos de sustentabilidade, a Kia anunciou detalhes de um novo “Greenzone Drive Mode”.

Usando geofencing, será possível mudar automaticamente as versões híbridas do Niro para o modo totalmente elétrico em “zonas verdes”, como áreas residenciais urbanas ou fora de escolas e hospitais, e o motorista também poderá registrar suas próprias zonas verdes no sistema de navegação do carro.

detalhe da parte de dentro do carro
Imagem: Divulgação/Kia

O novo Kia Niro poderá rivalizar com veículos como o tcheco Skoda Enyaq e o Yaris Cross, da japonesa Toyota. Ainda não há muitos detalhes técnicos sobre o carro revelado agora pela coreana, mas tudo indica que ele usa uma versão atualizada da plataforma do carro anterior, em vez de se basear na plataforma E-GMP (voltada para os EVs puros da marca).

Os trens de força talvez sejam transferidos também, embora com atualizações de desempenho e eficiência. Mais detalhes técnicos sobre a plataforma do novo Kia Niro, motorizações e recursos de tecnologia deverão surgir antes da estreia esperada do carro, no primeiro semestre de 2022.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.