A japonesa Nissan está apresentando um protótipo de veículo espacial lunar em conjunto com a Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), a agência espacial do Japão. No projeto, em andamento desde janeiro de 2020, a montadora está aplicando seu know-how de controle de motor existente na produção de veículos elétricos de mercado de massa, como o Leaf.

protótipo do veículo lunar da Nissan em testes
Imagem: Divulgação/Nissan

De igual forma, a Nissan está aplicando no veículo espacial os conhecimentos resultantes do desenvolvimento de sua tecnologia de controle de todas as rodas, chamada e-4orce e presente no novo crossover elétrico Ariya. Como afirma a empresa, um rover lunar deve ser capaz de rodar sobre a superfície rochosa – e muito irregular – da Lua, além de ser eficiente, tendo em vista que as fontes de energia para a operação de veículos no espaço são bem limitadas.

publicidade

Assim na Terra como na Lua

“O projeto de pesquisa pode levar a novos conhecimentos que poderão ser aplicados em veículos terrestres”, disse Toshiyuki Nakajima, chefe do departamento de engenharia responsável pela e-4orce. A Nissan aponta que se concentrou no desenvolvimento de um desempenho de direção estável, que permite aos clientes dirigirem seus carros com maior confiança.

A tecnologia e-4orce controla com precisão todas as quatro rodas de um veículo de forma independente, em várias condições. Em sua pesquisa conjunta com a JAXA para o veículo lunar, a Nissan está trabalhando com foco no desempenho em terrenos arenosos e outras condições adversas.

profisisonais da Nissan desenvolvendo o rover
Imagem: Divulgação/Nissan

Nesse sentido, a montadora desenvolveu controles de força motriz que minimizam a quantidade de patinagem das rodas de acordo com as condições da superfície. Por exemplo, quando o carro está conduzindo na areia.

A JAXA já trabalhou com a também japonesa Toyota para desenvolver um projeto de rover elétrico pressurizado para missões na Lua. Chamado de Lunar Cruiser, o nome foi escolhido em referência ao SUV da Toyota Land Cruiser, um dos modelos mais populares da montadora japonesa, fabricado desde 1951.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.