Conforme noticiado anteriormente pelo Olhar Digital, nesta quinta-feira (9), o foguete New Shepard, da Blue Origin, será lançado ao espaço com lotação máxima pela primeira vez, o que significa que seis pessoas estarão a bordo do terceiro voo tripulado (missão NS-19) da empresa de Jeff Bezos. Entre os passageiros, estará Laura Shepard Churchley, filha do primeiro norte-americano a ir ao espaço, Alan Shepard – a quem a empresa homenageou ao batizar sua espaçonave.

Neste domingo (5), o site CollectSPACE revelou quais itens Laura pretende levar na viagem em seu Kit de Preferências Pessoais (PPK, na sigla em inglês) – um “saquinho” que muitos viajantes costumam carregar consigo durante seus voos espaciais, contendo, geralmente, objetos de valor sentimental.
É uma forma de controlar a quantidade de itens levados ao espaço por cada tripulante (só é permitido o que couber no saco). A prática remonta ao início das viagens espaciais, quando astronautas do programa Mercury começaram a levar pequenos itens consigo em seus voos.
Moedas, joias e uma bandeira são alguns dos objetos escolhidos
Entre os itens escolhidos por Laura está uma moeda que o pai levou em sua ida à Lua – além de ter sido o primeiro astronauta americano a fazer uma viagem espacial, há 60 anos, ele também foi o quinto homem a pisar em solo lunar, em 1971. “Tenho um dólar de prata que ele levou para a Lua e deu para minha avó e tenho o anel da Academia Naval que ele usou naquela missão”, disse ela, referindo-se ao voo Apollo 14.
Além disso, ela levará um pingente de opala esmaltado que o astronauta também carregou consigo na missão Apollo 14 e que pertencia à filha. Laura revelou que um pedaço do escudo térmico da espaçonave de Alan Shepard também faz parte do kit, juntamente com uma moeda sul-africana de ouro, que havia voado com o astronauta em uma de suas missões espaciais.
Leia mais:
- Glen De Vries, que foi ao espaço com William Shatner, morre em desastre aéreo
- Turismo espacial: Empresas proíbem a venda de lembrancinhas levadas ao espaço em voos
- Empresa chinesa de turismo suborbital apresenta foguete semelhante a veículos da SpaceX e da Blue Origin
Ela também embalou dois itens para a Fundação Escola de Astronautas (anteriormente, Fundação Mercury 7), uma organização sem fins lucrativos cofundada por seu pai, da qual agora é presidente: uma bandeira dos EUA e o distintivo da missão Apollo 14 que estava aplicado no uniforme usado por Shepard no voo.
Das lembranças do pai, por fim, Laura levará também um pingente de ouro com uma arruela da cápsula Freedom 7, por meio da qual Shepard foi ao espaço pela primeira vez, com a missão Mercury-Redstone 3.
Jogar golfe dentro da nave da Blue Origin?
“Também estou levando uma bola de tênis para meu neto e duas bolas de golfe para meu marido e alguns amigos”, disse Laura ao CollectSPACE. Embora esses objetos não tenham sido de Shepard, fazem referência a um famoso gesto do astronauta: ele lançou duas bolas de golfe na Lua, usando uma ferramenta de colher amostras lunares como taco improvisado.
Como Laura e os demais tripulantes não vão sair da espaçonave durante o passeio, ela não poderá repetir o ato do pai, mas acredita que poderá fazer uma simulação. “Bem, provavelmente poderíamos pegar uma bola de golfe e apenas jogá-la suavemente um pro outro”, brincou.
Embora não dê muita importância a títulos, Laura disse que se orgulha de, em breve, se tornar a primeira filha de um astronauta a voar para o espaço. “Gosto de me tornar ‘o primeiro pai e a primeira filha’ a voar. Só porque gosto do meu pai”.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!