O atacante argentino Sergio Agüero anunciou oficialmente nesta quarta-feira (15) sua aposentadoria precoce do futebol, aos 33 anos. A aposentadoria do atleta, não chegou a surpreender, já que vinha sendo especulada desde outubro, quando Aguero passou mal e abandonou a partida entre Barcelona x Alavés.

Na ocasião, Agüero sentiu um desconforto no peito. Posteriormente, foi constatado que ele teve uma arritmia cardíaca, que foi diagnosticada após a realização de uma série de exames em um hospital de Barcelona. O jogador foi internado e precisou ficar em observação.

publicidade

Após quase dois meses de conversas com a família, médicos e amigos, Sergio Agüero resolveu abreviar a carreira como jogador de futebol profissional. Segundo ele, a decisão foi motivada por uma priorização de sua saúde e tinha ligação direta com o problema que teve. Mas afinal, o que é uma arritmia cardíaca?

O Olhar Digital conversou com o médico cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Edmo Atique Gabriel para tirar algumas das principais dúvidas sobre essa condição, como sintomas, grupos de risco e tratamentos.

publicidade

O que é arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é o descompasso nas batidas do coração. “Nosso coração tem um ritmo caracterizado por dois batimentos, é como se fosse ‘tum’ e ‘tá’ “, explica o Dr. Gabriel. “Quando o batimento foge dessa regra e torna-se descompassado, nós caracterizamos isso como uma arritmia cardíaca”.

De acordo com o cardiologista, a arritmia não faz necessariamente com que os batimentos acelerem. A frequência cardíaca pode também diminuir e, inclusive, se manter dentro de valores normais. Os principais sintomas são palpitações e falta de ar, além de dores de cabeça, náuseas, visão turva, vômitos e suor frio.

publicidade

Fatores de risco

Segundo o Dr. Gabriel, os principais fatores de risco para a arritmia cardíaca são hereditários, como casos em parentes próximos, como pais, tios e avós. Porém, fatores externos e que são adquiridos ao longo da vida também podem aumentar o risco de se desenvolver essa condição.

“Pessoas que consomem grandes quantidades de bebidas estimulantes à base de cafeína, energéticos e até alguns temperos, como cravo, canela, ginseng e gengibre, e são sensíveis à essas substâncias, podem desenvolver arritmia”, explica o médico.

publicidade
Imagem mostra um par de pernas femininas com tênis e roupa fitness, caminhando por uma rua
Realização de atividades físicas sem acompanhamento de um profissional pode ser um fator de risco para arritmias cardíacas. Crédito: Izf/Shutterstock

Também correm risco pessoas que têm condições hormonais, como o hipertireoidismo, ou que fazem atividades físicas sem o acompanhamento de um profissional e não respeitam seus próprios limites. “Essas pessoas acabam desenvolvendo uma frequência cardíaca elevada e o coração pode sair fora do compasso”.

Um fator de risco menor é o estresse, seja por uma rotina atribulada, seja por questões relacionadas a experiências negativas, como episódios de assédio ou decepções amorosas. Sergio Aguëro, porém, é jovem, fisicamente ativo e muito bem sucedido em sua profissão, o que pode ter causado sua arritmia?

Caso de Agüero é incomum

Não é comum que atletas e pessoas com um estilo de vida mais regrado, como é o caso de um jogador de futebol de alto nível, desenvolvam arritmias cardíacas. Porém, o desenvolvimento dessa condição não tem como único fator o estilo de vida do paciente.

Segundo Edmo Atique Gabriel, também devem ser levados em consideração fatores como as características constitucionais e funcionais do coração de uma pessoa. “Mesmo sendo um atleta, por características próprias do coração, ele pode desenvolver batimentos descompassados”.

Leia mais:

Em alguns casos, atividades físicas podem, inclusive, exacerbar o descompasso dos batimentos cardíacos. “No caso do Sergio Agüero, a tendência é que ele tenha características constitucionais e funcionais, e que nessa fase da vida dele, o coração deu esse sinal de alerta”, explica o médico.

O especialista acredita que o agora ex-atleta sofra de algum tipo de arritmia que, diante de um esforço mais intenso, como o que é empregado no decorrer de uma partida de futebol, poderia fazer com que houvesse algum problema mais sério, como uma parada cardíaca e até mesmo uma morte súbita.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!