O novo filme do Homem Aranha está chegando hoje (16/12) aos cinemas, depois de uma grande euforia e ações de marketing, que foram exploradas por criminosos para aplicarem golpes na internet. Tendo em vista a grande expectativa e empolgação dos fãs do aracnídeo, os golpistas estão abusando da desatenção dos mais apressados em assistir o quanto antes ao “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa”.

Pesquisadores da Kaspersky observaram uma escalada das atividades nocivas na internet, com os criminosos trabalhando em cima do furor sobre o filme. Eles encontraram vários exemplos de sites de phishing configurados para roubar dados bancários dos internautas.

publicidade

Uma rede de armadilhas

Para ver o novo filme da Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) antes da estreia, as pessoas foram instigadas a se registrar nessas páginas e a inserir informações de cartão de crédito. Depois disso, os golpistas retiraram o dinheiro das contas e coletaram dados de pagamento. Detalhe: nenhuma prévia do filme pôde ser vista pelas vítimas.

A Kaspersky informa que, para aumentar o interesse nessas páginas de phishing, os cibercriminosos não estão usando pôsteres oficiais de filmes, mas sim ilustrações de fan art retratando todos os atores do Homem-Aranha.

publicidade

Muitos usuários tentaram não apenas assistir à tão esperada estreia de “Sem Volta Para Casa” online, mas também tentaram fazer o download da nova aventura do personagem. Os arquivos maliciosos acabaram sendo baixados nos dispositivos das vítimas, escondidos sob o disfarce do novo filme.

Na maioria dos casos analisados, os pesquisadores da Kaspersky descobriram downloads capazes de instalar outros programas indesejados. Também foram encontrados outros tipos de trojans e adware, programas maliciosos que permitem aos cibercriminosos executarem ações não-autorizadas pela pessoa. Por exemplo, a coleta de informações, a modificação de dados ou a interrupção do desempenho dos dispositivos.

publicidade

“As expectativas dos fãs estão nas alturas, possivelmente mais altas do que em qualquer filme”, comenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky. Para ele, as inúmeras teorias dos fãs do personagem da Marvel podem ser exploradas por cibercriminosos. “Esquecendo a segurança cibernética, as pessoas estão com pressa para descobrir os segredos do filme, e os golpistas estão usando fan arts e recortes de trailer como isca para fazerem as vítimas baixarem arquivos maliciosos e inserirem dados bancários”, completa.

Para se proteger

Os pesquisadores da Kaspersky pedem aos fãs do Homem Aranha para que fiquem atentos às páginas que visitam e não baixem arquivos de sites não verificados. A empresa de segurança lista algumas recomendações para que a pessoa não seja vítima de programas maliciosos, como os usados nessa onda sobre o novo filme do aracnídeo.

publicidade

A primeira é: evite links que prometem a exibição antecipada de filmes ou séries de televisão. Se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do conteúdo, verifique com o provedor de entretenimento. Também é necessário verificar a autenticidade do site antes de inserir dados pessoais, sendo melhor usar apenas sites oficiais e confiáveis ​​para assistir ou baixar filmes.

Além disso, é importante verificar os formatos de URL e a grafia do nome da empresa. Por fim, preste atenção às extensões dos arquivos baixados. Um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.