Cientistas do Laboratório de Robótica de Alta Performance (HiPeR Lab) da Universidade de Berkeley, na Califórnia, criaram um projeto de quadricóptero capaz de dobrar seus braços em pleno voo. O novo design permite que o drone mude de forma no ar, sem usar atuadores elétricos (que consumiriam energia adicional da bateria e tornariam a estrutura mais complicada).
Chamado de “Quadcopter Reconfigurável no Ar”, o drone usa dobradiças não acionadas, que podem dobrar ou desdobrar seus braços sem exigir sensores ou componentes adicionais além dos quatro motores comuns para esse tipo de veículo.
Leia também:
- Drone carregando um desfibrilador salva a vida de uma pessoa
- Cientistas da Alemanha estão criando um drone que procura você pelo seus gritos
- Israel – drones da polícia irão aos locais onde houver disparos de arma
Normalmente, um design clássico dessas aeronaves traz suas limitações, especialmente quando é necessário acessar lugares mais estreitos, atravessar pequenas passagens e assim por diante. As dobradiças passivas do quadricóptero reconfigurável permitem que cada um de seus braços sejam movidos livremente, dobrando e desdobrando durante o voo, reduzindo ou revertendo as forças de empuxo.
Pairando, pegando e pousando
Em uma configuração com dois braços opostos dobrados, o drone ainda pode pairar e se mover. Dessa forma, o veículo é capaz de passar por espaços mais apertados, que de outra forma seriam inacessíveis, como túneis ou passagens estreitas. Nesta configuração, o quadricóptero também pode pegar coisas, como você pode ver no vídeo abaixo:
Outro uso para as dobradiças não acionadas permite que o drone pouse em fios, dobrando os quatro braços e deslocando o centro de sua massa abaixo do ponto de contato, ajudando a aeronave a manter o equilíbrio.
Já quando é invertida a direção do empuxo de todas as quatro hélices, é possível dobrar todos os quatro braços simultaneamente, para que o quadricóptero possa atravessar espaços estreitos em movimento de queda livre. Ao mudar de volta a direção de rotação do impulso, os braços são novamente desdobrados.
Os pesquisadores do HiPeR Lab não especificam ainda como planejam usar o quadricóptero dobrável. O estudo, que teve seu vídeo postado no YouTube recentemente, foi publicado pela primeira vez em 2019.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!