O governo dos Estados Unidos planeja distribuir em torno de 400 milhões de máscaras modelo N95 para tentar frear a nova onda de casos de Covid-19 que assola o país. As máscaras serão distribuídas em farmácias e centros de saúde comunitários a partir do início de fevereiro.

De acordo com o presidente dos EUA, Joe Biden, a distribuição das máscaras N95 será gratuita e os acessórios virão do Estoque Nacional Estratégico do governo. O objetivo é disseminar o uso de máscaras em um momento que muitas cidades estão retornando com a obrigatoriedade do uso do acessório.

Por que as N95?

Escolha pelas N95 se deu por serem as máscaras que melhor protegem contra a disseminação do vírus da Covid-19. Crédito: Olexandr Panchenko/Shutterstock

A obrigatoriedade do uso de máscaras em âmbito nacional, inclusive, também foi estendido até o dia 18 de março, em virtude da disseminação da variante ômicron no país. A escolha das máscaras N95 se deu por serem as que oferecem melhor proteção contra o vírus da Covid-19 disponíveis no mercado.

Leia mais:

publicidade

Segundo os Centros de Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de máscaras não cirúrgicas cobrindo nariz e boca se mostrou eficiente na prevenção à propagação da Covid-19. Porém, o custo pode ser um entrave no momento de comprar máscaras adequadas.

Redobrando os cuidados

Na semana passada, o CDC atualizou algumas informações em seu site e passou a orientar as pessoas a usarem as máscaras mais protetoras possíveis e que melhor se encaixem ao rosto. Porém, a diretora do CDC, Dra. Rochelle Walensky, defendeu que qualquer máscara é melhor que não usar máscaras.

Além das máscaras N95 gratuitas, o governo dos EUA também lançou na última terça-feira (18) um programa que permite a todos os estadunidenses receber testes grátis para Covid-19. Cada família pode receber até quatro testes gratuitos. A medida visa otimizar as políticas de isolamento domiciliar.

Via: CNet

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!