156 cães e 133 gatos resgatados de Cabul, capital do Afeganistão, voaram pelo gigante cargueiro russo Ilyushin IL-76 para o Canadá. Os bichinhos, a maioria composta por aqueles que não puderam fugir com seus tutores dos conflitos na região (após a saída das tropas norte-americanas do país afegão em agosto do ano passado), foram salvos e estavam reunidos na Turquia.
A dramática situação atual de Cabul também afetou um grande número de animais de estimação. Dezenas de cães e gatos acabaram ficando para trás, no aeroporto da capital do Afeganistão, em meio a um dos capítulos mais tristes da história recente. Felizmente, a missão de transporte realizada mostrou muito apoio e cooperação internacional.
Leia também:
- PurrSong anuncia coleira, bebedouro e caixa de areia smart para gatos
- Super Tucanos do Talibã: como aviões militares da Embraer foram parar no Afeganistão?
- FAB diminui unilateralmente compra de cargueiros KC-390 da Embraer – empresa estuda medidas legais
A viagem dos animais por terra até a cidade turca de Istambul foi realizada com logística complicada, que recebeu várias doações para poder ser concluída com sucesso. De lá, cães e gatos devidamente acomodados no cargueiro russo voaram para Vancouver, em um voo que realizou algumas paradas pelo caminho.
Durante o voo, vários veterinários acompanharam os animaizinhos para garantir bom estado de saúde, e não foi relatada nenhuma anormalidade. A chegada dos animais ao aeroporto canadense foi registrada. Confira:
Segundo traz o site Aeroin, o plano inicial era enviar os animais para os EUA, onde está a maioria dos tutores. Entretanto, está proibida a entrada de animais domésticos no país de praticamente qualquer outro lugar, por causa do receio de doenças. Então, os cães e gatos estão sendo triados no Canadá e ficarão em uma espécie de quarentena no próprio aeroporto, antes de serem encaminhados para adoção ou para seus tutores.
Um cargueiro com DNA soviético
O IL-76 , desenvolvido pela Ilyushin Aircraft Company (parte da United Aircraft Corporation/UAC, que está integrada à russa Rostec), existe há muito tempo, em diferentes modificações. De acordo com o site Autoevolution, em 2021, o cargueiro foi classificado como uma das seis aeronaves de transporte militar mais populares.
A Agência de Notícias Russa (TASS) relata que mais de 200 IL-76 operaram no ano passado, representando 5% da frota de transporte militar global (o C-130 Hercules dos EUA estava no topo do ranking). Sua modificação mais recente é o IL-76MD-90A, uma versão atualizada que possui motores mais potentes (também é alegado que são mais silenciosos), novas asas, trem de pouso reforçado, além de aviônicos e cabines de pilotagem atualizadas.
Esta aeronave de transporte robusta e pesada pode entregar pessoal, equipamentos, suprimentos e combustível em qualquer lugar do mundo, mesmo na região do Ártico. O cargueiro é um grande símbolo da era soviética, dono de um design inconfundível, com várias janelas na parte inferior da cabine, remetendo ao seu uso alternativo como bombardeiro.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!