Conforme noticiado pelo Olhar Digital, em protesto contra a invasão da Rússia à Ucrânia, a Alemanha decidiu interromper toda a cooperação científica com o país governado por Vladimir Putin. Além disso, embora a parceria da Estação Espacial Internacional (ISS) tenha sido considerada acima dos entraves geopolíticos, já são levantadas questões sobre o futuro do laboratório orbital, construído e mantido por um consórcio de 15 países entre os quais os EUA e a Rússia são os membros mais importantes. Algumas universidades ao redor do mundo também estão encerrando projetos de pesquisa e cooperação científica com instituições russas. Ou seja, a guerra está desfazendo parcerias científicas importantes, e isso pode refletir no desenvolvimento da ciência mundial.

Participação da Rússia na Estação Espacial internacional (ISS), ao que tudo indica, ainda permanece. Imagem: NASA

Lisa Janicke Hinchliffe, coordenadora de serviços de alfabetização e instrução de informações e professora na Biblioteca Universitária da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos EUA, coassinou um artigo sobre essa dissociação científica, que foi publicado pela Society for Scholarly Publishing, The Scholarly Kitchen

Historicamente, as universidades dos EUA e da Europa têm seguido uma política de abertura em relação à pesquisa e colaboração científica com outras nações, mesmo em tempos de conflito.

Colaborações científicas entre e entre países facilitam o aprofundamento dos laços. Em tempos de tensão, as parcerias servem como um lócus de interesse compartilhado e terreno comum que pode ajudar a conter as tensões e trazer as coisas de volta a um estado mais tranquilo. Sob situações de conflito, colaborações contínuas servem de base para facilitar o restabelecimento das relações pós-conflito.

Parcerias se rompem com a Rússia enquanto cresce o interesse em firmar laços científicos com a Ucrânia

Existem numerosos exemplos de diplomacia científica, com destaque para as relações da era da Guerra Fria com a URSS, os investimentos mais recentes em intercâmbios científicos e educacionais com a China e alguns trabalhos de organizações não-governamentais acontecendo com a Coreia do Norte

“Há preocupações reais em compartilhar informações com adversários”, disse Lisa em entrevista ao site News Bureau. “Mas o pivô repentino e rápido longe da diplomacia científica foi definitivamente notável. Ao longo de três dias intensos de pesquisa e escrita, tivemos que atualizar repetidamente a partir da observação de algo que está sendo discutido para que ele fosse implementado. No dia seguinte, a peça estava um pouco desatualizada à medida que mais ações eram tomadas”.

Algumas instituições de pesquisa estão rompendo colaborações científicas com a Rússia desde a invasão da Ucrânia. A pesquisadora Lisa Janicke Hinchliffe acredita que as ações são uma mudança significativa na política de uma longa tradição da diplomacia científica. Crédito: Cindy Brya – News Bureau

Para a pesquisadora, não só esta é uma mudança significativa na política, mas está acontecendo muito rapidamente. “Dado que algumas dessas colaborações foram anos ou mesmo décadas em andamento, a rapidez sinaliza a urgência do momento. Ao mesmo tempo, espera-se que isso não seja uma ação precipitada com consequências não intencionais a longo prazo”.

Segundo Lisa, também vale a pena notar o movimento simultâneo para apoiar e fortalecer os laços de pesquisa com a Ucrânia. “Há esforços significativos para apoiar a imigração de acadêmicos e estudantes através de caminhos que lhes permitirão continuar seu trabalho acadêmico”, disse a cientista. “As agências de concessão estão explorando programas de subvenção ‘hop on’ para pesquisadores ucranianos se juntarem a projetos existentes. E os editores abriram seus materiais para as pessoas na Ucrânia. Também vemos a mídia de massa derrubando paywalls em sua cobertura da invasão russa e resposta global”.

Futuro dos projetos científicos em andamento é incerto

Questionada pela repórter Jodi Heckel sobre como isso afetará projetos de pesquisa em andamento e sobre o efeito a longo prazo sobre futuras colaborações, Lisa disse que tudo ainda é muito obscuro. “Alguns governos dizem que, embora estejam deixando de ter relações formais com instituições e organizações russas, estão encorajando os cientistas a continuar o engajamento individual. Não está claro o que isso realmente pode significar, no entanto. Continuar a trabalhar juntos quando os projetos são subitamente não financiados parece bastante difícil de sustentar”.

Segundo Lisa, ao mesmo tempo, alguns argumentam que cortar laços faria mais mal do que bem. “As considerações são muito complexas. Olhando para o fim deste conflito, podemos esperar que alguns projetos nunca retomem. Outros podem se recuperar, mas lentamente, mesmo que apenas por causa da logística e papelada envolvidas”, diz a pesquisadora, que acredita que, mesmo que os laços não sejam cortados, haverá o desafio de restabelecer a confiança.

“Há também potenciais efeitos de segunda ordem na confiança que subjuga outras colaborações científicas”, explicou Lisa. “Parceiros em outras nações podem estar menos confiantes no compromisso mútuo à luz da rápida dissociação da Rússia. Vale ressaltar também que a China não está rompendo seus laços formais com a Rússia. Como resultado, muitos analistas também estão pensando em cenários do que um acoplamento china-rússia mais apertado poderia significar”.

Vale lembrar que, diante das sanções impostas pelos países ocidentais em resposta à invasão à Ucrânia, a Rússia revelou que pretende estabelecer parcerias comerciais com a China para garantir a aquisição de componentes vitais da indústria espacial.

Em relação ao efeito desse cenário na publicação científica, Lisa revelou que os editores já estão precisando alinhar suas práticas comerciais com várias sanções que foram postas em prática. “Eles também estão sob pressão de uma variedade de fontes para cortar laços com a Rússia. Um editor de revistas disse que manuscritos de autores de instituições russas serão rejeitados, e outros dizem estar considerando tal política”. Segundo a pesquisadora, o Ministério da Educação e Ciência da Ucrânia pediu que  as plataformas Web of Science e Scopus parem de indexar revistas publicadas por instituições russas.