Se você gosta de games, esportes ou música, que tal começar a transmitir conteúdo na Twitch? Você pode começar hoje mesmo a streamar uma partida de um jogo e, com consistência, ser chamado a integrar o programa de afiliados da Twitch. É nesta fase que você conseguirá monetizar seu canal e começar ganhar dinheiro fazendo algo que ama.

Para te ajudar neste processo, o Olhar Digital preparou um tutorial completo. Este material serve para você que nunca entrou na Twitch e para você que já conhece a plataforma, mas não sabe como fazer uma transmissão ou como fazer grana com a Twitch.

O que é Twitch?

Twitch é um serviço de streaming ao vivo com conteúdo de games, esportes, música, entretenimento etc. Em 2014, a plataforma foi comprada pela Amazon em um acordo de US$ 970 milhões.

Como criar conta na Twitch?

Você não precisa criar uma conta na Twitch para começar a assistir aos conteúdos. Porém, você vai necessitar de uma para seguir os canais e participar no chat da transmissão. Veja abaixo como criar sua conta na Twitch.

publicidade
  1. Acesse o site da Twitch;
  1. Toque em “Cadastrar-se” no topo da página:
Como criar conta na Twitch TV
  1. Preencha o cadastro com suas informações e insira seu número de telefone ou endereço de e-mail para receber o código para verificação de conta:
Como criar conta na Twitch TV
  1. Digite o código de verificação com seis dígitos:
Como criar conta na Twitch TV

Como fazer login na Twitch?

  1. Clique em “Entrar” no topo da página:
Como fazer login na Twitch
  1. Agora, insira seu nome de usuário e senha e toque em “Entrar”:
Como fazer login na Twitch

Como fazer live na Twitch [passo a passo]

Para streamar na Twitch, você precisa de um programa de transmissão, como o Twitch Studio ou o OBS (Open Broadcaster Service). Veja o passo a passo em ambas as ferramentas.

Como transmitir com Twitch Studio

  1. Para começar, acesse o site do Twitch Studio e toque em “Baixar Agora” para fazer o download do programa. Depois, instale-o.
  1. Assim que acessá-lo, você começará vinculando as contas da Twitch com o Twitch Studio. Primeiro, faça o login na sua conta da Twitch. Depois, clique em “Autorizar” para associar os dois:
Como fazer live na Twitch
  1. Agora, você fará a configuração do programa. Para começar, toque em “Introdução”:
Como fazer live na Twitch
  1. A primeira configuração do Twitch Studio é a do microfone. O programa identificará automaticamente o microfone que será usado. Caso seja outro equipamento que você for usar, clique em “Trocar microfone” (1):
Como fazer live na Twitch

Já em “Personalizar” (2), você terá acesso a otimizar as configurações referentes a ruídos:

Como fazer live na Twitch

Quando concluir, basta tocar em “Continuar para Cenas” (3).

  1. Em Cenas, você verá a prévia dos cenários disponíveis para sua transmissão: apresentação, já volto ou jogabilidade. Na sequência, clique em “Continuar para as configurações”:
Como fazer live na Twitch
  1. Na próxima janela, o programa irá configurar automaticamente a qualidade de transmissão com base no hardware e conexão com a internet. Porém, se preferir, você pode alterar as configurações clicando em “Ajustar Configurações” (1):
Como fazer live na Twitch

As configurações disponíveis para modificar são: resolução, FPS (quadros por segundo), taxa de bits (kbps), codificador e atraso na transmissão.

Depois, basta tocar em “Continuar para o aplicativo” (2).

  1. Abaixo você consegue ver a interface do programa. Para começar sua live, você deve clicar em “Iniciar transmissão”. Pode clicar sem medo, porque a transmissão não inicia imediatamente. Você deverá colocar título, descrição e outras informações que vou explicar a seguir.
Como fazer live na Twitch
  1. Se você for transmitir um jogo, por exemplo, deverá escolher o programa no campo “Compartilhamento primário de tela” (1). Em seguida, escolha a cena com que deseja iniciar a live (2). Agora, você pode ajustar a câmera e o volume do microfone e do fone – até mesmo inativá-los.
Como fazer live na Twitch

Ainda na mesma janela, você irá adicionar as informações de transmissão (1): título, categoria, marcações e idioma da transmissão. Essa etapa é obrigatória.

Você também pode personalizar a notificação enviada para seus seguidores clicando no lápis de número 2:

Como fazer live na Twitch

Quando você estiver pronto para começar, basta clicar no “Entrar ao vivo” (3). Agora, será para valer e você já vai estar ao vivo com seus seguidores.

Como usar OBS (Open Broadcaster Software)

  1. Para começar, acesse o site do OBS e toque no sistema operacional de seu computador para fazer o download do programa. Depois, instale-o.
  1. Existem duas formas de você fazer uma transmissão com o OBS. A primeira, é utilizando uma chave de transmissão – com isso, você não precisa fazer login na sua Twitch. A segunda, é vinculando a conta da Twitch com o OBS.

Para encontrar a chave de transmissão de seu canal pessoal, acesse o site da Twitch e clique no perfil (1) e, em seguida, em “Estúdio de vídeo” (2):

Como fazer live na Twitch com OBS

Na próxima janela, clique em “Transmissão” no menu esquerdo (1) e, depois, em “Copiar” na chave de transmissão primária (2):

Como fazer live na Twitch com OBS

Agora, abra o OBS e clique em “Configurações”:

Como fazer live na Twitch com OBS

Na janela pop-up, toque em “Transmissão” (1) e em “Usar chave de transmissão”. Na sequência, insira o código no campo (2) e clique em “Ok” ou “Aplicar” (3):

Como fazer live na Twitch com OBS

A segunda maneira de configurar o OBS é vinculando o programa com sua conta Twitch. Para isso, ainda na aba “Transmissão” (1), clique em “Conectar conta” (2):

Como fazer live na Twitch com OBS

Agora, insira seu nome de usuário e senha. Nas próximas janelas, você deverá informar o código de verificação de conta e autorizar o acesso à sua conta Twitch.

Depois de vincular a conta da Twitch, o programa abre automaticamente dois recursos: as informações de transmissão (1) e o chat (2). Você pode alterar as informações da transmissão e até mesmo personalizar o que deve aparecer na tela do seu OBS. Para isso, clique na aba “Conjuntos” do menu superior.

Como fazer live na Twitch com OBS
Imagem: OBS / Reprodução
  1. Agora, vamos configurar o streaming do jogo propriamente dito. Antes de tudo, abra o jogo no computador. Agora, na janela inicial do OBS, toque no símbolo de mais (+) em fontes e selecione “Captura de jogo”:
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Agora, coloque um nome para sua fonte (1) e clique em “Ok” (2):
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Coloque “Capturar janela específica”, escolha a janela do jogo (que já estava aberto no pc, lembra?) e deixe marcado “Combinar título…” (1). Depois, clique em “Ok” (2):
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Agora, para adicionar a imagem da webcam, clique novamente no símbolo de mais (+) na fonte e toque em “Dispositivo de captura de vídeo”:
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Agora, nomeie a fonte (1) e clique em “Ok” (2):
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Na próxima janela, selecione o dispositivo (1) e clique em “Ok” (2):
Como fazer live na Twitch com OBS
  1. Agora, você será capaz de visualizar como será sua transmissão na Twitch. O que aparecer nesta tela (1) do OBS é o que os seus seguidores estarão vendo. Você pode mudar o local ou a dimensão da tela do jogo ou da tela da webcam. Para isso, basta clicar em cima da tela e arrastar as setinhas:
Como fazer live na Twitch com OBS

Por último, mas não menos importante, configure o equipamento de áudio e microfone (2). Você pode alterar o volume, mutar o dispositivo e fazer configurações avançadas.

  1. Quando estiver pronto para começar, basta apertar “Iniciar transmissão” que sua live vai para a Twitch com apenas alguns segundos de delay. Se quiser parar, basta clicar em “Interromper transmissão”:
Como fazer live na Twitch com OBS

Leia também:

Como crescer na Twitch?

Quando a gente está começando algo novo, tudo é difícil. Mas, você não precisa seguir todas essas dicas para começar a ver tráfego em seu canal. Comece por uma e, gradualmente, você vai começar a sentir mais à vontade (e com vontade) de implementar as outras.

  1. Defina seu público, o tipo de conteúdo a ser produzido, a frequência que você fará transmissões e o layout do canal. Essa parte é mais voltada para a produção e é fundamental que as pessoas saibam sobre o que é seu canal e quando conseguem assisti-lo. Já a parte da identidade visual se refere aos recursos visuais você utiliza durante a transmissão, como cenas e overlays (aquelas molduras, sabe?). Portanto, é importante que você invista em criar uma identidade original, única e que transmita profissionalismo.
  1. Divulgue seu canal e as transmissões nas redes sociais. É muito importante você ter outros meios de se comunicar com seu público fora da Twitch. Afinal, sua transmissão tem um dia e horário para acontecer, mas você precisa manter seus seguidores engajados. Além disso, é mais uma forma de trazer visibilidade para suas lives. Por fim, lembre-se de usar as hashtags para alcançar seu nicho com as publicações.
  1. Invista em equipamentos melhores. Conforme seu canal for crescendo, invista em um computador melhor para rodar o jogo de maneira lisa e também em microfone e câmera para ser visto e ouvido com mais clareza.
  1. Mantenha seus seguidores engajados. Para isso, promova sorteios e desafios entre eles. Por exemplo, que tal desafiar seus seguidores para te ajudarem a alcançar x espectadores em tantos minutos? Ou quem sabe sortear uma skin entre eles? Aprenda com este tutorial a usar o Sorteiogram, uma das ferramentas mais famosas para sorteios.
  1. Faça parcerias! Você pode começar fazendo lives com outros streamers e usando os recursos Host e Raid da Twitch. Em Host, você transmite no seu próprio canal a live de outro streamer, mas mantém seu chat. Já em Raid, você encaminha seus seguidores para a live de outro streamer. Conforme seu canal for crescendo, avance para parcerias comerciais, como, por exemplo, oferecer descontos em loja de skins ou equipamentos.
  1. Crie vídeos curtos com a ferramenta Clips da Twitch. Ela permite que você grave pequenos momentos de suas transmissões e compartilhe com seus seguidores.
  1. Modere o chat. Existem duas formas de você fazer isso: com bot e manualmente. Com o bot, como o NightBot (que ensinamos você usar mais adiante), você consegue bloquear spam e mensagem ofensiva, além de responder comandos pré-determinados. Já a moderação manual permite que você tenha um contato mais próximo com seus seguidores. Uma forma de fazer isso sem te atrapalhar no jogo é convidando um seguidor para desempenhar a função.

Os maiores streamers da Twitch

Ninja

Ninja é o apelido do streamer e ex-jogador profissional de e-sports Richard Tyler Blevins. Ele tem 17,5 milhões de seguidores, sendo o maior canal em número de seguidores da Twitch. Atualmente, o americano faz lives de conversa e de partidas de Fortnite e League of Legends.

Tfue

Outro streamer que também foi jogador profissional de e-sports é Tfue, nickname de Turner Tenney. Atualmente, o influencer, que também é dos Estados Unidos, transmite o jogo Apex Legends e tem 10,9 milhões de seguidores.

AuronPlay

AuronPlay é responsável pelo segundo maior canal da plataforma, com 11,9 milhões de seguidores. O sucesso do espanhol Raúl Álvarez Genes não se restringe à Twitch, pois ele também mantém um canal (ainda que receba poucos vídeos atualmente) no YouTube com 28,9 milhões de inscritos.

Os maiores streamers brasileiros da Twitch

Alanzoka

Alanzoka é um dos maiores streamers da Twitch brasileira
Alanzoka é um dos maiores streamers da Twitch brasileira. Imagem: Instagram / Reprodução

Alanzoka tem o maior canal brasileiro da Twitch, com 5,6 milhões de seguidores. Com esse número, Alan Ferreira Pereira também está entre os 20 maiores canais mundiais da plataforma. O foco do canal é a transmissão de diferentes jogos.

Gaules

Alexandre Borba Chiqueta, o Gaules, pode não ter o maior canal da Twitch. Porém, certamente ele é o streamer mais famoso. Com 3,3 milhões de seguidores, Gaules tem tanto apelo, competência e carisma que foi o primeiro streamer do mundo a transmitir jogos da NBA na Twitch. Além disso, ele detém direito de transmissão de torneios do ESL Pro Tour.

Nobru

Nobru é o apelido de Bruno Goes, reconhecido jogador de Garena Free Fire. Embora ele tenha 3,7 milhões de seguidores na Twitch, seu maior alcance é no YouTube, onde tem 13,3 milhões de inscritos.

Coringa

O gamer Victor Augusto, conhecido como loud_coringa ou coringa, foi o segundo streamer mais assistido do mundo em 2021 com 200 milhões de horas vistas, segundo o StreamElements. Ele tem 2,9 milhões de seguidores e transmite diferentes jogos, como GTA V e CS:GO.

Quanto ganha um streamer da Twitch?

Um streamer pode ganhar dinheiro com Bits (a moeda digital da Twitch), anúncios, doações diretas e inscrições. Portanto, o valor que um streamer ganha da Twitch depende de muitos fatores.

O Bit vale o mesmo valor para todos os streamers. Já o repasse da inscrição varia segundo o acordo individual firmado com a Amazon. Por fim, quanto a anúncios, a Twitch lançou recentemente o Programa de Incentivo a Anúncios. Com ele, a plataforma busca levar uma previsibilidade de ganho aos produtores de conteúdo.

Em 2021, um vazamento da Twitch expôs quanto ganhavam os principais streamers da plataforma. Entre os nomes da lista, estavam CriticalRole, xQcOW e Gaules.

Twitch: as principais dúvidas sobre a plataforma

Como mudar o nome na Twitch?

  1. Para alterar seu nome de usuário, clique na imagem do perfil (1) e, depois, em “Configurações” (2):
Como mudar o nome na Twitch
  1. Na janela seguinte, role a página até o item “Usuário” e clique no lápis ao lado:
Como mudar o nome na Twitch
  1. Por fim, digite o novo nome de usuário no campo determinado (1). Caso apareça o tick verde ao lado, este nome está disponível e você só precisará clicar em “Atualizar” (2):
Como mudar o nome na Twitch

Lembre-se de que você só poderá alterar seu usuário na Twitch novamente após 60 dias.

Biografia para Twitch: o que escrever?

A biografia é um campo com menos de 300 caracteres que aparece na aba “Sobre” do seu canal. Embora nem todo mundo escreva algo ali, você pode usar para se apresentar e dizer quais jogos gosta de transmitir.

Qual o tamanho do banner para Twitch?

O tamanho de banner recomendado pela Twitch é de até 10MB com resolução de 1200 x 480px e em formato JPEG, PNG ou GIF.

Como baixar vídeos da Twitch?

Para fazer o download de vídeos da Twitch você deverá usar uma ferramenta de terceiros, pois o recurso não é oferecido nativamente. Você pode escolher entre programas, como o 4K Video Downloader e o Video downloader, e entre sites, como o Clipr e o Untwitch.

Em nenhuma dessas ferramentas mencionadas você consegue fazer o download de lives que estão no ar. Ou seja, você deverá acessar a aba de vídeos do canal e encontrar o link de uma transmissão finalizada. Lembre-se que os streamers têm direito de imagem. Então, veja bem como irá usar esse recurso!

  1. Acesse o canal do streamer. Clique na aba “Vídeos” (1) e depois em cima daquele que deseja baixar (2):
Como baixar vídeo da Twitch
  1. Agora, copie o link do vídeo:
Como baixar vídeo da Twitch
  1. Acesse o Clipr (ou outra ferramenta semelhante), cole o link do vídeo e aperte em “Download now” (baixar agora):
Como baixar vídeo da Twitch
  1. Por fim, escolha a qualidade do vídeo e os pontos de início e fim do vídeo. Agora, selecione “Download vídeo” (baixar vídeo) e pronto:
Como baixar vídeo da Twitch

Quanto vale 1 Bit na Twitch?

O Bit é a moeda virtual da Twitch. Com ela, seguidores conseguem enviar emotes pelo chat e com isso apoiar o canal. Os bits são comprados em pacotes de 100 a 25 mil Bits e cada unidade de bit rende 1 centavo de dólar para o streamer.

O que é sub na Twitch?

Sub é a abreviação de “subscription”, que nada mais é que o apelido para inscrição na Twitch. As vantagens de ser inscrito em um canal é ter acesso a emotes e distintivos exclusivos, além de poder assistir a transmissões sem anúncios.

Quanto a Twitch paga por sub?

Atualmente, a inscrição de um mês em um canal custa R$7,90 para o usuário. Porém, a Amazon repassa apenas um valor para o streamer e esse número é sigiloso. No entanto, rumores indicam que a Twitch paga 50% por sub.

Ainda assim, é possível que essa porcentagem seja maior para canais que tenham contrato de exclusividade com a plataforma ou para streamers que tenham feito alguma negociação específica – e daí o número de seguidores, inscritos e horas vistas fortalecem os argumentos de qualquer streamer.

Como vincular Amazon Prime com Twitch?

  1. Acesse o site da Prime Gaming;
  1. Clique no seu nome (1) e depois em “Vincular conta da Twitch” (2):
Como vincular Amazon Prime na Twitch
  1. Na próxima janela, selecione “Vincular contas”:
Como vincular Amazon Prime na Twitch
  1. Por fim, aperte em “Confirmar”:
Como vincular Amazon Prime na Twitch

Como se tornar afiliado da Twitch?

O programa de afiliados da Twitch dá acesso a algumas ferramentas, como monetização por anúncios, bits e inscrições; transmissão com inscritos; e enquetes.

O que precisa para solicitar o enquadramento como afiliado:

  • Pelo menos 50 seguidores;
  • Uma média de três ou mais pessoas assistindo simultaneamente nos últimos 30 dias;
  • Pelo menos um total de 500 minutos de transmissão nos últimos 30 dias;
  • Pelo menos 7 dias de transmissão única nos últimos 30 dias.

Quando você completar esses requisitos, você será convidado a entrar no programa de afiliados da Twitch por e-mail e pela área da notificação do site. Clique para começar a configuração.

  1. Preencha algumas informações básicas sobre você;
  2. Aceite os termos do programa de afiliados da Twitch;
  3. Informe dados referente à cobrança de imposto;
  4. Insira as informações de pagamento.

Como criar comandos na Twitch?

Existe uma lista de comandos disponíveis para qualquer pessoa inserir no chat. Há também outras séries de comandos acessíveis somente para moderadores, editores e streamers controlarem a troca de mensagens. Para conhecer essas listas, acesse este material da Twitch.

Por fim, é possível criar seus próprios comandos utilizando uma ferramenta de chat bot. Aqui, vamos ensinar a fazer seus comandos personalizados com o Nightbot. Apesar de a ferramenta estar em inglês, você verá que é simples usá-la.

  1. Acesse o site do Nightbot e clique em “Sign up”:
Como criar comando no Nightbot
  1. Na próxima janela, escolha em vincular sua conta Twitch e autorize o acesso:
Como criar comandos no Nightbot
  1. Antes de começar a criar comandos, insira o Nightbot como moderador. Para isso, clique em “Dashboard” (1) e depois em “Join channel” (2):
Como criar comandos no Nightbot
  1. Agora, volte na Twitch e clique no chat da sua transmissão. Insira o comando “/mod nigthbot” para finalizar o processo de inserir o Nightbot como moderador do canal.
  1. Agora, vamos criar os comandos. Entre novamente no Nightbot e clique em “Commands” (1) no menu lateral. Depois, selecione “Custom” (2) e “+ Add command” (3):
Como criar comandos no Nightbot
  1. Por fim, chegou a hora de criar o comando em si. Veja o que deverá configurar:
    • Command – o texto do comando. Você pode iniciá-lo com “/” (como os comandos básicos da Twitch), com “!” ou qualquer outro símbolo que quiser;
    • Message – é a mensagem automática que irá aparecer quando você executar o comando;
    • Userlevel – é quem terá a permissão de usar o comando;
    • Cooldown – é o intervalo mínimo estipulado para o comando ser novamente usado;
    • Alias – é o espaço para inserir outro comando se necessário; caso não o seja, deixe o espaço em branco.
Como criar comandos no Nightbot

Quando terminar de editar o comando, toque em “Submit”.

  1. Pronto! Agora, quando você usar o comando, o bot vai responder no chat:
Como criar comandos no Nightbot

Como dar mod na Twitch?

Para inserir um seguidor como moderador, basta inserir o comando “/mod [nome do usuário]“, sendo que você não deve colocar os colchetes. Assim, por exemplo, para inserir Gaules como moderador do chat você terá que colocar /mod gaules, sacou?

Como fazer enquete na Twitch?

A enquete é um recurso disponível apenas para streamers que fazem parte dos programas de afiliados ou de parceiros da Twitch. Se você já conquistou esse marco, veja a seguir como criar uma enquete.

  1. Acesse o menu (1) e selecione “painel de controle do criador” (2):
Como criar enquete na Twitch
  1. Agora, confira se você está na aba “Gerenciamento de transmissão” (1) e clique no símbolo de mais (2) para adicionar a enquete no bloco de ações rápidas:
Como criar enquete na Twitch
  1. Na próxima janela, selecione a aba “Aumente sua comunidade” e, na sequência, “Gerenciar sua enquete”.
  1. A partir daí, você consegue inserir uma “Nova enquete” a partir do bloco de ações rápidas. A janela que você vai ver é parecida com esta embaixo, mas em português:
Como criar enquete na Twitch
Imagem: Twitch / Divulgação

Como dar donate na Twitch?

As formas mais conhecidas de apoiar seu streamer favorito são por meio de Bits no próprio chat e inscrição no canal dele. Porém, existe também como doar dinheiro diretamente para ele sem intermediação da Twitch. Para isso, siga o passo a passo a seguir.

  1. Acesse o canal do streamer na Twitch.
  1. Procure um botão de doação na descrição do canal e clique nele:
Banner de doação no canal do Gaules na Twitch
Banner de doação no canal do Gaules na Twitch. Imagem: Twitch / Reprodução
  1. Você será redirecionado a um site externo, como, por exemplo, Muxy, Stream Elements ou StreamLabs. Escolha um valor da lista ou insira um novo valor no campo referente – você também pode colocar seu nome e uma mensagem. Daí, clique em “Tip”:
O streamer Gaules usa o Stream Elements para doações dos fãs
O streamer Gaules usa o Stream Elements para doações dos fãs. Imagem: Stream Elements / Reprodução
  1. Se você nunca usou a plataforma de doação, você deverá criar ou vincular uma conta à plataforma.
  1. Por fim, realize o login no PayPal, verifique as informações da doação e clique em “Pagar agora”.

Conclusão

Hoje você aprendeu a dominar a transmissão na Twitch. Vai por mim, essa era a parte fácil. Agora, vem a parte na qual você vai ter que suar a camisa: transmitir. Somente com consistência, interagindo com seus seguidores e criando conteúdo relevante você vai conquistar seu lugar ao sol. Lembre-se: todo mundo começou de algum lugar.

Se você curte esse tipo de conteúdo, recomendo que leia nosso guia completo sobre outra plataforma de streaming, a Nimo TV.