O luxuoso Genesis G90 2023, revelado pela Hyundai no ano passado, está sendo preparado para receber uma direção autônoma SAE de Nível 3. O movimento significa que a montadora sul-coreana está avançando nas competências daquele que pode ser considerado rival direto dos veículos Mercedes-Benz S-Class.

E essa adição ao sedan não deve demorar a acontecer. As informações vindas da imprensa local são de que, já no segundo semestre deste ano (que começa daqui a três meses), a tecnologia esteja sendo integrada ao carro-chefe da linha da Hyundai.

Genesis G90 da Hyundai 2023
Imagem: Divulgação/Hyundai

É um nível acima daquele no qual o Full Self-Driving (FSD) da Tesla se encontra atualmente. E a diferença não é pequena: ainda que, em ambos os casos, o motorista tenha que estar sempre ao volante, a mudança entre os níveis 2 e 3 é o marco que indica a transição entre direção assistida e direção autônoma. Quer dizer que, no nível 3, um carro está, de fato, se dirigindo sozinho, enquanto que no 2 é um humano recebendo auxílio.

O Nível 3 é na verdade o quarto, porque começa do 0: nenhum auxílio, como um Gol quadrado. O Nível 3 nos veículos autônomos é a automatização condicionada. Nela, o carro usa vários sistemas de assistência ao motorista e inteligência artificial para tomar decisões com base nas mudanças nas situações de direção ao redor.

publicidade

As pessoas dentro do veículo não precisam supervisionar a tecnologia, o que significa que podem se envolver em outras atividades. Mas um motorista humano deve estar presente, alerta e capaz de assumir a condução a qualquer momento, especialmente no caso de uma emergência devido a uma falha do sistema. O caro verifica isso e não funciona sem alguém no banco do motorista.

Avanços na direção coreana

O anúncio da implementação desta tecnologia avançada em um produto Hyundai é motivo de comemoração na Coreia do Sul, já que o governo coreano investiu quase US$ 120 milhões no desenvolvimento de tecnologia autônoma nos últimos cinco anos (mais de R$ 570 milhões, para ilustrarmos com a nossa moeda). Inclusive, a Hyundai vem participando desses esforços com o desenvolvimento de um ônibus com autonomia de Nível 3 movido a hidrogênio.

No país asiático, também, o Ministério Coreano do Comércio, Indústria e Energia (MOTIE) está planejando desenvolver a tecnologia de direção autônoma de Nível 4 até 2027 com a ajuda dos principais players do setor – como a Hyundai, claro. Bom, o Nível 4 já traz aquele tom futurista do tipo “motoristas tirando um cochilo enquanto o carro dirige sozinho (em certas áreas, entretanto)”.

O Genesis G90 foi apresentado oferecendo tecnologia avançada, como detecção prática e reconhecimento de sinais de trânsito. O sedan da Hyundai é alimentado por um motor V6 biturbo de 3,5 litros que oferece cerca de 405 cv, além de um interior bem luxuoso, como podemos ver com mais detalhes aqui.

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Via CarBuzz