Parece que conforme a internet evoluiu, os links ficaram cada vez maiores. Daí, vieram os encurtadores de link para simplificar aqueles códigos impronunciáveis, impossíveis de guardar e difíceis de compartilhar.

No início, esses serviços precisavam apenas resumir um link. Mas, hoje em dia, com o volume de links que circulam nas redes sociais as empresas precisam facilitar o processo de compra.

publicidade

Por isso, os novos encurtadores oferecem também outros recursos, como domínio personalizado, gerenciamento de links e campanhas, integração com outras ferramentas de atendimento ou automação e deep link para campanhas de redirecionamento.

Neste tutorial do Olhar Digital você vai conhecer tudo sobre encurtadores de links, aprender a usá-lo, escolher qual é o melhor para sua empresa e muito mais. Confira!

publicidade

Encurtadores de link são ferramentas para criar links mais curtos. São muito utilizados para criar links curtos (e muitas vezes personalizados) no YouTube, WhatsApp, Facebook, Linktree, entre outros.

Agora que você sabe o que é a ferramenta, pode estar se perguntando por que encurtar o link. O benefício mais óbvio dos encurtadores de link é transformar uma URL longa em curta. Disso, temos também que elas se tornam mais amigáveis e fáceis de memorizar e compartilhar.

publicidade

Além disso, os links estão cada vez mais longos por conta dos parâmetros de rastreamento incluídos neles (os famosos UTMs usados principalmente pelo marketing digital). Porém, são os links curtos que passam mais confiança e geram mais cliques. Daí, usar um encurtador de link acaba sendo uma mão na roda.

Conheça os benefícios de usar encurtadores de links
Links curtos passam mais confiança para o comprador. Imagem: Firmbee.com / Unsplash

Outro ponto importante é a possibilidade de personalizar a URL e deixá-la bem objetiva. Por fim, você consegue monitorar quantos cliques cada link criado recebeu; o que ajuda muito no momento de criar uma estratégia de conteúdo ou conversão.

publicidade

Existem diversas ferramentas disponíveis para você encurtar um link. Aqui vamos mostrar 21 opções de encurtadores e os benefícios de cada um.

1) Abre.ai

O Abre.ai é um encurtador bem simples, gratuito e em português. Ele é indicado para quem deseja apenas diminuir um link e ter controle de personalização na slug, afinal, ele não oferece outros benefícios.

2) Encurtador

Já o Encurtador também é fácil de mexer, gratuito e em português. Ele não oferece personalização, mas avança no sentido de permitir a contabilização de cliques sem ser obrigado a se registrar.

3) Ow.ly

Ow.ly é um encurtador de link que funciona dentro do Hootsuite. Infelizmente, para ter acesso à ferramenta, você precisa se cadastrar no gerenciador de redes sociais. A boa notícia é de que há uma conta gratuita.

Entre os benefícios está a facilidade (basta colar o link na nova postagem e ele já encurta automaticamente) e o monitoramento de link já com UTM da plataforma.

4) Bitly

Uma das ferramentas mais famosas e também mais completas é Bitly. Com o plano gratuito, você consegue encurtar até 100 links por mês. Já com os planos pagos, você pode trocar o domínio “bitly” pelo nome da sua empresa, mudar o link para o qual a URL encurtada aponta, gerar QR code, criar links específicos para o mobile e acessar um relatório completo de tráfego.

Conheça 21 opções de encurtadores de links
Bitly é um dos encurtadores mais famosos e completos do mercado. Imagem: Postmodern Studio / Shutterstock

5) Tiny CC

Quer saber como resumir um link? Tiny CC é a resposta. Sem conta, você já consegue encurtar links; mas, com uma conta gratuita você pode editá-los, filtrar os acessos de acordo com os parâmetros disponíveis (como país ou navegador, por exemplo), usar tags para organizá-los e também monitorá-los.

Criando uma conta paga, você tem acesso a outros recursos, como fusão com o Google Analytics, monitoramento de link quebrado, relatórios completos, entre outras funções que podem ser conferidas aqui.

6) Yourls

Yourls é uma ferramenta diferente das anteriores. A sigla se refere a “Your Own URL Shortener” se traduzido do inglês significa “seu próprio encurtador de URL”. Trata-se de um conjunto de scripts PHP que te permite criar seu próprio serviço de encurtador.

O software é gratuito e open source e está disponível para download no GitHub. Você pode criar um encurtador público ou privado e ainda implementar novos recursos com os diversos plugins disponíveis.

7) Tiny URL

Também em inglês, o Tiny URL é outra forma gratuita para encurtar URL. Já na home, você consegue encurtar um link e criar uma slug personalizada para ele. Ao se cadastrar no site, você pode criar até 600 URLs por mês e ganha também acesso ao histórico do último mês.

Já os planos pagos oferecem maior volume de links encurtados, histórico de um período maior, novas formas de organizar seu trabalho, personalização do domínio e ainda análise de acessos.

8) Url.gratis

Como o nome sugere, a Url.gratis é outra ferramenta gratuita para encurtar links. Para usá-la, você não precisa criar uma conta. Porém, eu sugiro que você crie uma para ter acesso a outros recursos gratuitos:

  • Personalizar a slug;
  • Inserir um prazo de validade do link;
  • Proteger por senha;
  • Segmentar por geolocalização ou dispositivo;
  • Criar uma página de transição personalizada;
  • Criar uma página de sobreposição personalizada;
  • Inserir pixels de rastreamento;
  • Convidar membros para equipe;
  • Inserir domínio personalizado;
  • Integrar a ferramenta ao Slack ou Zapier.

9) URL Shortener by Zapier

O Zapier é uma ferramenta de automação de tarefas com integração disponível em mais de 3 mil aplicativos. É uma ferramenta bem completa e em inglês. Para usá-la, inclusive a versão gratuita, é necessário fazer um cadastro.

Encurtadores de links como Zapier são excelentes opções para otimizar o fluxo de trabalho
Encurtadores de links como Zapier são excelentes opções para otimizar o fluxo de trabalho. Imagem: Campaign Creators / Shutterstock

Como o foco é automação de tarefas e otimização de processos, o encurtador não está disponível na home. Para acessá-lo, você deve criar uma nova tarefa (chamada de Zap) e criar uma ação dentro desta tarefa com o URL Shortener by Zapier.

Ou seja, não é prático para quem quer só usar um encurtador, mas é uma ajuda para otimizar sua empresa e não ter que entrar em outro site só para encurtar uma URL.

10) Is.Gd

O encurtador de link Is.Gd faz parte das ferramentas gratuitas e simples, mesmo sendo em inglês. Para usá-lo, basta inserir o link e, se desejar, personalizar a slug. Além disso, você consegue monitorar a URL com informações sobre cliques, país de origem e dispositivo.

11) Cuttly

Cuttly é uma plataforma de gerenciamento de links. Nela, você consegue não apenas encurtar, mas gerenciar, personalizar e analisar URLs.

A plataforma oferece planos gratuito ou pago, e você tem acesso a mais recursos conforme mais caro for o plano que contratar. O plano gratuito permite encurtar links de forma ilimitada, além de oferecer a personalização da slug e também de até 3 domínios. Por fim, o acesso ao histórico fica disponível por até 30 dias.

Já os planos pagos oferecem recursos para trabalhar em equipe, chat entre os membros do time, integração com API, mais ferramentas de análise de dados, procotolo de segurança https, inserir pixel de rastreamento, entre outros.

12) Qr.net

Geralmente, quando pensamos em encurtar um link, pensamos apenas em diminuir caracteres do texto. Porém, existe outra forma de deixar uma URL amigável e fácil de ser acessada: por meio de QR Code. Esse código é indicado se o conteúdo pode (ou deve) ser acessado de um celular.

Uma das formas de criar seu QR Code é com o site Qr.net. Trata-se de uma ferramenta gratuita e fácil de usar, mesmo sendo em inglês. Você não precisa criar uma conta para usá-la, mas deverá informar seu e-mail.

13) T2M

No passado, a T2M era uma forma grátis de encurtar links. Atualmente, porém, você precisa pagar uma taxa de US$ 5 (uma única vez) para ter acesso à ferramenta.

Em resumo, T2M é um encurtador de link sem propaganda, que oferece no plano básico uma franquia de até mil links por mês com validade de um ano. Ainda neste plano, você consegue personalizar a slug e monitorar o desempenho das URLs.

Os planos pagos oferecem personalização de domínio; mais recursos de gerenciamento e monitoramento; maiores franquias; e integração com outras ferramentas.

14) Rebrandly

Rebrandly é muito mais que um encurtador de links, é uma plataforma de gerenciamento de URLs completa.

Na própria home do Rebrandly, você consegue colar o link que deseja encurtar. Porém, se fizer uma conta gratuita ou paga, você terá acesso a mais recursos. O plano gratuito inclui franquia de até 500 links, 5 domínios customizáveis e até 5 mil cliques contabilizados. Você também tem acesso a histórico, relatórios, criador de UTMs, slug personalizáveis, entre outros.

Já os planos pagos oferecem, além dessas, outras ferramentas: gerenciamento de equipes, múltiplos domínios, analytics personalizado, deep link para campanhas de redirecionamento e muito mais.

15) ClickMeter

ClickMeter é voltado para quem precisa monitorar, comparar e otimizar links. Por isso, é uma excelente ferramenta para afiliados, já que oferece um encurtador de link com domínio personalizado, suporte para teste A/B, recursos que ajudam a proteger sua estratégia e suporte à campanha de remarketing. O Clickmeter está disponível apenas para assinantes.

16) Bl.ink

Outro gerenciador com encurtador de links é Bl.ink. Voltado para empresas, ele é excelente para quem precisa de uma plataforma que permita e facilite a colaboração. Um porém é que Bl.ink só tem planos pagos.

Assim como outras plataformas da lista, ele fornece diversos recursos para gerenciar links, monitorar desempenho e medir performance. Além disso, tem integração com outras plataformas e alguns planos incluem ainda links dinâmicos e deep link para campanhas de redirecionamento mobile.

17) Short.io

Short.io é uma ferramenta de gerenciamento de links que está disponível em português – porém, com planos pagos em dólar.

A boa notícia é que existe um plano gratuito, no qual você pode criar até mil links e monitorar até 50 mil acessos. Porém, os recursos de segmentação, deep links e ocultação de URLs estão disponíveis apenas nos planos pagos.

Outras ferramentas disponíveis são o fornecimento de domínios personalizados, API para desenvolvedores e integração com outras plataformas.

18) Adf.ly

A ideia do AdFly é dar uma comissão quando alguém acessa seus links. Assim, ele não é apenas uma ferramenta, como também uma forma de ganhar dinheiro com encurtador de link. O site é gratuito, porém é em inglês e você deve criar um login para usá-lo.

Existem encurtadores de link que pagam dinheiro para cada mil acessos
Adfly é um encurtador de link que paga dinheiro pelos acessos. Imagem: voronaman / Shutterstock

19) Polr

Polr é um encurtador open source. Com ele, você consegue criar e hospedar seu próprio domínio, e, com isso, ganhar controle dos seus dados. A interface é em inglês e simples de usar. Além disso, você terá acesso a um API para integrá-lo a outras ferramentas e serviços.

20) Short URL

Short URL é uma forma bem prática (e gratuita) de reduzir o tamanho de seu link e acompanhar os acessos. É uma ferramenta que fornece criptografia dos dados e segue o protocolo de segurança https.

Com o plano pago, você conseguirá criar até 5 mil links e acompanhar até 20 mil acessos, além de ter direito a um domínio personalizado. Ele inclui ainda links personalizáveis, relatórios detalhados, API, integração com mais de 50 ferramentas, criador de UTM e QR Codes, entre outros.

21) GG.GG

Por fim, mas não menos importante, temos o GG.GG. Ele é outro encurtador de links super fácil de usar, mesmo estando em inglês. Com ele, você consegue encurtar e personalizar a slug do link – o que ajuda muito na hora de compartilhar links nas redes sociais.

Como colocar encurtador de link?

Agora que você já conhece as principais ferramentas, que tal aprender como usar um encurtador de link?

A maior parte dos encurtadores de links gratuitos funcionam de uma maneira bem prática e intuitiva. Basta você abrir o site da ferramenta, colar a URL que deseja resumir e clicar em “Encurtar” ou “Shorten”. Daí, será gerado um link encurtado que você pode copiar e colar onde desejar: WhatsApp, Facebook, Instagram etc.

No caso das ferramentas que exigem criar um usuário ou assinar um plano, você deve seguir o passo a passo informado no site. Alguns deles permitem vincular seu login à sua conta do Google ou Facebook, outros vão te enviar um e-mail de verificação.

Independentemente da maneira que você escolher para acessar a ferramenta, lembre-se de proteger os dados do seu cartão de crédito. Por isso, pessoalmente, sugiro que você utilize um cartão de crédito virtual. Eu já tive os dados do meu cartão roubados e o estrago foi rapidamente contido justamente porque eu prefiro usar um cartão virtual nas compras online.

Leia também:

Qual é o melhor encurtador de links?

Para responder qual é o melhor encurtador de links, vou imaginar três situações diferentes e sugerir a melhor ferramenta para cada caso, ok?

Caso 1: você precisa de um encurtador de link pontualmente e quer reduzir o tamanho das URLs apenas para fins estéticos. Nesse caso, o melhor será usar uma ferramenta gratuita e que não necessite de login, como: Abre.ai ou URL.gratis, ambas em português.

Já se você não se importa de criar um usuário, a dica é optar pelo Bit.ly. Isso porque as pessoas tendem a acessar sites que elas conhecem e, provavelmente, já se depararam com outros links dessa ferramenta.

Caso 2: parte do seu trabalho inclui conversão. Daí, o mais indicado são as ferramentas que permitam personalizar slug e/ou domínio, acessar histórico e gerar relatórios. Do lado das plataformas gratuitas, você tem URl.gratis, Short.io e Cuttly. Já nas plataformas pagas, Bl.ink é uma excelente opção.

Caso 3: você tem uma empresa; o que significa alto volume de links e muitas pessoas trabalhando juntas em campanhas. O melhor nesse cenário é ter uma plataforma de gerenciamento de links, porque ela vai te permitir criar links curtos e organizá-los; facilitar o trabalho em equipe; integrá-la com outras ferramentas e serviços. Para este caso, sugiro Zapier (que é focado em automação de processos), T2M e Rebrandly.

Como ganhar dinheiro com encurtador de link?

Existem encurtadores de link que pagam uma comissão toda vez que alguém clica em um link gerado por você. É o caso do Ad.fly, por exemplo. Para ganhar dinheiro com esse tipo de site, basta criar seus links curtos com a ferramenta.

Porém, tome cuidado com experiência do usuário. O exagero de publicidade geralmente leva às pessoas utilizarem uma extensão para bloquear anúncios ou deixarem de clicar nos seus links.

Qual encurtador de links paga mais?

Atualmente, entre os três encurtadores que pagam mais famosos, estão o EncurtaNet, o AdFly e o Exe.io.

Os valores pagos pelo EncurtaNet e AdFly levam em consideração características do acesso, como: dispositivo, origem e visitação única. Outras questões podem influenciar no valor pago pelo site, como tipo de anúncio (AdFly) e indicação de amigos (Exe.io).

Se você quer saber quanto cada um desses sites paga, acesse a tabela de Custo por Mil (CPM) do EncurtaNet, do AdFly e do Exe.io.

Qual o melhor encurtador de link sem propaganda?

Se você deseja acessar um encurtador de link sem propaganda, basta escolher qualquer um da nossa lista que não pague dinheiro para você usá-lo.

Caso ainda tenha dúvidas, sugiro que leia o tópico “Qual é o melhor encurtador de links?”. Ali, eu dou exemplos práticos de como escolher um encurtador de links de acordo com 3 cenários hipotéticos.

Como burlar encurtadores de link?

Links encurtados podem esconder verdadeiros perigos, como sites maliciosos, malwares ou vírus. Quando você não confia no link ou quer pular uma propaganda, o melhor a fazer é remover encurtador de link.

Veja como tirar o encurtador de link:

  1. Escolha um dos desencurtadores de links disponíveis, como TrueURL.net, CheckShortURL, Desprotetor.com ou Unshorten.It!.
  2. Cole a URL encurtada e aperte em “Find true url”, “Expand”, “Desproteger” ou “Unshorten it”
  3. Na próxima janela, você verá o resultado. Confira a URL e acesse-a pelo navegador.
Desencurtador de link
CheckShortURL é uma das formas de tirar o encurtador de link. Imagem: CheckShortURL / Reprodução

Como criar um encurtador de link?

Existem duas respostas para esta pergunta. Se você quer criar um encurtador de link com a sua marca, você deve procurar os serviços que oferecem domínios personalizados. Na nossa lista, temos diversas opções de encurtadores com domínio exclusivo, como: Bitly, Tiny URL, Url.gratis, Cuttly, T2M, entre outros.

Agora, se você quer criar seu próprio serviço para encurtar links, sugiro que acesse o programa open source gratuito Yourls.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e como funciona um encurtador de link, você está pronto para turbinar nas vendas produtos e serviços na internet. Aproveite e aprenda neste guia tudo o que você precisa saber sobre a Hotmart.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!