Um Tesla Model 3 totalmente carregado enfrentou o corredor de ultramaratona Robbie Balenger, que foi o vencedor da disputa. A ideia era ver quem corria a maior distância, com o atleta vegano superando o veículo elétrico em 30,5 metros.

Esta é considerada a primeira corrida de resistência entre uma pessoa e um carro movido a eletricidade, sendo patrocinada pela marca de roupas esportivas masculinas Ten Thousand. Modelada com base nas maratonas homem x cavalo, nas quais os corredores humanos tentam correr distâncias maiores do que os equinos no mesmo terreno, os adversários partiram ao mesmo tempo do mesmo ponto de largada.

publicidade
https://www.instagram.com/p/CcQPjvpFLR4/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Uma ultramaratona de quase 77 horas

A corrida aconteceu na cidade americana de Austin, no estado do Texas, onde existe uma gigafábrica da montadora de Elon Musk. Com tração traseira (RWD), o Model 3 estava totalmente carregado e foi conduzido a 104,6 km/h até ficar sem bateria, por 349 km.

O corredor de ultramaratona, por sua vez, seguiu exatamente a mesma rota que o Tesla e foi capaz de superar em mais de 30 metros o veículo. Balenger correu todo o percurso em 76 horas, 54 minutos e 46 segundos – o Model 3 percorreu a mesma distância em um pouco mais de 3 horas.

publicidade

Inicialmente, o atleta de ultramaratona estimou que poderia vencer o alcance do Tesla em 72 horas. Porém, o calor estava muito severo, e três dias seguidos de clima implacável “mataram” esse plano. “No final, conseguimos distanciar o Tesla em pouco menos de 77 horas. Foi absolutamente brutal, mas conseguimos”, disse Balenger.

Atleta correndo com um Model 3 ao fundo
Imagem: Reprodução/Twitter/Ten Thousand

O atleta correu por três dias seguidos, fazendo pequenas paradas para dormir, comer, escovar os dentes, trocar de roupa e assim por diante. No total, o ultramaratonista passou 8,5 horas das quase 77 horas sem correr. “Esse esforço foi, em muitos aspectos, o maior e mais difícil que já empreendi”, comenta o atleta em um post no Instagram.

publicidade

Já o carro da Tesla foi escolhido por respeito ao que a empresa fez até agora em termos de pressionar por uma adoção mais ampla dos veículos elétricos. “Minha esperança é que esse feito inspire outras pessoas a deixar suas zonas de conforto e abraçar a inovação, seja desafiando suas percepções de seus próprios limites físicos ou fazendo mudanças no estilo de vida que pode ter um efeito positivo no planeta”.

Leia também:

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!