No porto de Torquay, condado inglês de Devon, um iate super luxuoso avaliado em US$ 7,6 milhões pegou fogo e foi consumido completamente, afundando em seguida. Para termos uma ideia em valores convertidos, a perda significou quase R$ 36 milhões e, felizmente, não houve feridos.

Uma das primeiras causas possíveis já levantadas sobre o que causou o incêndio está sendo a instalação de uma nova placa de identificação piscante no iate. Entretanto, as autoridades locais ainda estão investigando o ocorrido – naquele dia (sábado, 28), a embarcação era a maior ao redor, com 26 metros.

É possível ver como o iate se destaca dos demais barcos nas cenas compartilhadas pela imprensa britânica. Depois de um certo tempo sob o fogo, o veículo se libertaria de suas amarras, partindo ainda em chamas em direção ao cais da marina.

Apesar dos esforços, os bombeiros não conseguiram apagar o incêndio, e não tiveram como evitar que o luxuoso iate fosse para o fundo das águas. Por sua vez, a Agência Ambiental (EA) local e o capitão do porto começaram a agir para conter o derramamento de óleo.

publicidade

Está sendo analisado se os tanques estavam carregados com 9 toneladas de combustível no momento em que o iate pegou fogo. Algumas informações dão conta que o proprietário da embarcação é um empresário que está de férias no exterior. O dono de um barco local acrescentou que o iate estava na marina de Torquay há cerca de três anos e só recentemente foi religado. “Isso pode ser um fator no incêndio”.

Luxuoso iate com casco projetado pela Pininfarina

Um iate de luxo da classe Y85 da empresa Princess Yachts
Imagem: Divulgação/Princess Yachts

O veículo da luxuosa empresa britânica Princess Yachts era uma das 31 unidades do Y85 construídas com um casco projetado pela italiana Pininfarina. Dentre suas características, há uma acomodação para até oito pessoas em quatro cabines e três membros da tripulação.

Esse tipo de iate também é dotado de uma sala de jantar ao ar livre, um bar e um terraço, além de uma TV de 32 polegadas e duas de 55 polegadas para entretenimento familiar. Com dois motores MAN V12 oferecendo uma potência total em cerca de 3.800 cv, o Princess Y85 pode atingir velocidades máximas de 32 nós (59 km/h).

Leia também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!