O Escalade-V 2023 está sendo preparado pela Cadillac com um poderoso LT4 V8 supercharged de 6,2 litros, fabricado pela General Motors (GM) e capaz de rugir muito alto naturalmente. Também pudera, estamos falando de um motor com potência em 691 cv. Mas não foi só a natureza do motor que fez ele ser o que é.

Os engenheiros da Cadillac lutaram para dar ao veículo um sistema de escape extra especial, para fazer jus ao icônico V8 sob o capô do modelo de desempenho. Isso porque as portas de escape sob o Escalade padrão, com pontas falsas esculpidas no para-choque, não serviriam para o V.

publicidade

Estrondoso, mas sabendo sua hora de fazer silêncio

Era necessário que os “ingredientes” saíssem do para-choque para obter mais som, segundo Matthew Perelli, engenheiro-chefe de desenvolvimento do Escalade-V. “Nós excluímos o ressonador central para basicamente canalizá-lo diretamente”, afirma.

Qual é o resultado. Um post recente da montadora no Twitter com participação do músico dominicano Maffio, traz o V8 trabalhando. Confira:

publicidade

Ao mesmo tempo, a ideia do engenheiro e sua equipe era construir um Cadillac adequado para momentos menos “estrondosos”. Então, o Escalade-V ganhou válvulas de escape ativas com os modos Stealth, Tour e Sport – sendo o primeiro deles voltado para o V soar suave e luxuoso, como qualquer outro Escalade. “Temos até cancelamento de ruído ativo no interior para eliminar frequências indesejadas do motor”, reforça Perelli.

Leia também:

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!