Tartarugas Ninja no cinema: do pior ao melhor filme segundo a crítica

As tartarugas mais famosas da cultura pop têm vários filmes lançados até hoje. Mas quais são os melhores deles, segundo a crítica? Descubra!
Por Kelvin Leão Nunes da Costa, editado por Bruno Ignacio de Lima 23/08/2023 06h20, atualizada em 11/09/2023 16h49
tart-ninja-1-1990-1
Imagem do filme "As Tartarugas Ninja" ("Teenage Mutant Ninja Turtles", 1990) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As Tartarugas Ninja é uma franquia multimídia originária dos quadrinhos. Com games, séries e filmes, os personagens conquistaram o coração de diversas gerações em todo o mundo ao longo de quatro décadas, tornando-se um fenômeno de mídia.

Na telona, as aventuras das tartarugas mutantes renderam ótimas bilheterias, mas e quanto à opinião dos críticos? Será que os filmes receberam boas avaliações? 

Abaixo, organizamos os filmes das Tartarugas Ninja, do menos ao mais bem avaliado pelos críticos.

As Tartarugas Ninja IIII (1993)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze” (“Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze”, 1991) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • 19% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 40/100 de aprovação no Metacritic
  • 4,8/10 de aprovação no IMDb

Os críticos amplamente criticaram o terceiro filme da trilogia original das Tartarugas Ninja, principalmente por seu enredo excessivamente infantil, que se afastava tanto dos quadrinhos originais quanto do desenho animado de 1987. 

Além disso, houve queixas em relação à utilização de elementos de viagem no tempo e à maior parte da trama ocorrendo no Japão feudal, que alguns consideraram uma ideia arbitrária.

Leia mais:

As Tartarugas Ninja (2014)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja” (“Teenage Mutant Ninja Turtles”, 2014) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • 21% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 31/100 de aprovação no Metacritic
  • 5,8/10 de aprovação no IMDb

O reboot de 2014 também foi muito mal na avaliação crítica geral. Algumas críticas negativas apontaram o baixo desempenho técnico da produção, o enredo genérico e enfadonho, e a personalidade irritante e desagradavel das tartarugas mutantes.

Além disso, o filme foi alvo de queixas devido à sua tentativa de conciliar um tom sombrio e realista com a leveza e o humor características das Tartarugas Ninja, resultando em uma mistura que muitos consideraram desajeitada.

As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras (2016)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras” (“Teenage Mutant Ninja Turtles: Out of the Shadows”, 2016) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • 37% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 40/100 de aprovação no Metacritic
  • 5,9/10 de aprovação no IMDb

Apesar da baixa recepção geral dos avaliadores, “Fora das Sombras”, sequência direta do reboot de 2014, foi considerada significativamente melhor que o longa anterior em todos os aspectos.

As Tartarugas Ninja – O Retorno (2007)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja – O Retorno” (“TMNT”, 2007) / Crédito: The Weinstein Company (divulgação)
  • 36% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 41/100 de aprovação no Metacritic
  • 6,2/10 de aprovação no IMDb

O aguardado retorno das Tartarugas Ninja ao cinema, agora em um filme de animação, não agradou a crítica no geral. 

Os aspectos negativos apontados pelos especialistas incluem diálogos bobos, uma trama superficial e mal desenvolvida, além de um tom mais sério que careceu de convicção. 

No entanto, o longa agradou a maioria dos fãs e do público geral.

As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze (1991)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja II – O Segredo do Ooze” (“Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze”, 1991) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)
  • 35% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 45/100 de aprovação no Metacritic
  • 6,0/10 de aprovação no IMDb

A segunda adaptação das Tartarugas Ninja para o cinema recebeu avaliações mistas da crítica especializada, inclinando-se mais para o lado negativo. 

Uma das principais críticas foi para a mudança de tom em relação ao longa anterior. Enquanto o primeiro filme foi elogiado por encontrar um equilíbrio entre ação e humor, “O Segredo do Ooze” foi considerado mais direcionado ao público infantil, apresentando um tom menos sombrio e um tanto pateta.

Entretanto, o filme aprofundou um pouco mais sobre a origem das tartarugas e teve ótimo desempenho de bilheteria.

As Tartarugas Ninja (1990)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja” (“Teenage Mutant Ninja Turtles”, 1990) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)
  • 42% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 51/100 de aprovação no Metacritic
  • 6,8/10 de aprovação no IMDb

O primeiro filme das tartarugas mutantes no cinema foi um grande sucesso, agradando ao público e alcançando um notável desempenho nas bilheterias, além de contribuir para estabelecer os personagens como ícones da cultura pop. 

Apesar disso, a resposta crítica ao filme foi variada, com elogios voltados para a caracterização das tartarugas, as sequências de ação, o humor e a fidelidade do enredo em relação aos quadrinhos e à animação de 1987.

O Despertar das Tartarugas Ninja: O Filme (2022)

Imagem do filme “As Tartarugas Ninja” (“Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles: The Movie”, 2022) / Crédito: Netflix (divulgação)
  • 79% de aprovação no Rotten Tomatoes
  • 61/100 de aprovação no Metacritic
  • 6,1/10 de aprovação no IMDb

Vamos fugir um pouco da regra aqui. Embora não tenha passado nos cinemas, “O Despertar das Tartarugas Ninja: O Filme” destaca-se como o mais elogiado da franquia das Tartarugas Ninja até o momento. 

Sendo uma continuação da série animada “O Despertar das Tartarugas Ninja”, o filme foi lançado diretamente na Netflix e conquistou avaliações positivas nos agregadores de críticas. 

Os destaques são a abordagem inovadora dos icônicos personagens e o bom equilíbrio entre os momentos de ação e comédia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Kelvin Leão Nunes da Costa
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formado pela Anhembi Morumbi, ama futebol e cinema. Cursou engenharia antes de descobrir sua paixão pelo jornalismo. Atualmente é analista de conteúdo e colaborador no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.