O cinema sempre recorreu à literatura como uma das principais fontes para a adaptação de histórias. Contudo, ao longo de seu desenvolvimento, outras formas de arte e mídia, como quadrinhos e videogames, também se tornaram fontes ricas de inspiração. 

E, como não poderia deixar de ser, os desenhos animados também entram nesse rol. A seguir, listamos os 10 melhores filmes baseados em séries animadas.

Æon Flux (2005) 

Æon Flux (2005) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar e comprar no Google Play Movies e Apple TV.

Estrelado por Charlize Theron, “Æon Flux” é um filme de ação e ficção científica mal recebido pela crítica e um verdadeiro fiasco nas bilheterias. No entanto, o longa-metragem é baseado no cultuado desenho animado de mesmo nome, uma série de vanguarda criada por Peter Chung que foi ao ar na MTV americana nos anos 90. 

O filme se passa no ano 2415, em um mundo distópico governado por um regime autoritário, onde a maioria da população foi dizimada por um vírus. Æon Flux é uma agente rebelde enviada em uma missão para matar o líder do governo. Entretanto, ela descobre uma teia de mentiras e segredos.

publicidade

Leia também:Play Video

George, o Rei da Floresta (1997)

George of the Jungle (1997) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Você sabia que esta comédia estrelada por Brendan Fraser também é baseada em um desenho? O filme é uma adaptação da série de desenhos animados homônima da década de 1960. 

A história gira em torno de George (Fraser), um homem criado na selva africana por animais desde bebê e que se torna o rei da floresta. Contudo, ele se apaixona por uma herdeira (Leslie Mann) após salvá-la de um ataque de leões. Quando ela o leva para a civilização, George precisa voltar à floresta, pois o noivo mimado da moça (Thomas Haden Church) captura seu amigo Ape, um gorila falante que o criou.

Polícia Desmontada (1999)

Dudley Do-Right (1999) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

Mais um filme estrelado por Brendan Fraser, “Polícia Desmontada” é baseado na série animada “Dudley Do-Right of the Mounties”, conhecida no Brasil como “Dudley, o Certinho” ou “Janota Age Certo”. O elenco ainda conta com Sarah Jessica Parker, Alfred Molina e Eric Idle. 

O longa é uma comédia pastelão e segue Dudley Do-Right (Fraser), um soldado canadense dedicado, porém atrapalhado. Na trama, o vilão Snidely Whiplash (Molina) planeja iniciar uma falsa corrida do ouro na cidade, e Dudley Do-Right deve impedi-lo.

Mr. Magoo (1997) 

Mr. Magoo (1997) Directed by Stanley Tong Shown: Leslie Nielsen (as Mr. Magoo)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Este filme baseado no desenho “Mr. Magoo” foi um fracasso de bilheteria. Leslie Nielsen estrela como Mr. Magoo, um idoso rico e míope que se envolve em uma série de confusões e situações engraçadas devido à sua falta de visão. Dirigido por Stanley Tong, a trama gira em torno de um valioso diamante roubado que coloca Mr. Magoo inadvertidamente no meio de uma conspiração criminosa.

Inspetor Bugiganga (1999)

Inspector Gadget (1999) / Crédito: Buena Vista Pictures Distribution (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Baseado na série de desenhos animados dos anos 80, o filme live-action “Inspetor Bugiganga” narra a origem do detetive atrapalhado equipado com uma gama de dispositivos tecnológicos em seu corpo. 

Na história, o segurança John Brown (Matthew Broderick) fica gravemente ferido após uma explosão planejada pelo vilão Dr. Claw (Rupert Everett). Contudo, a cientista Brenda (Joely Fisher) o transforma em um ciborgue com ferramentas de última geração para combater o crime.

Scooby-Doo (2002)

Scooby-Doo (2002) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max.

Esta adaptação de um dos desenhos mais famosos do mundo marcou a infância de muita gente. Com um roteiro de James Gunn, o filme foi dirigido por Raja Gosnell e trouxe o icônico cachorro Scooby-Doo em animação CGI. 

O longa é estrelado por Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar (Daphne) e Linda Cardellini (Velma). O ator Rowan Atkinson, famoso pelo papel de Mr. Bean, também faz parte do elenco. 

Na história, a turma do Mistério S/A se reúne novamente após uma dissolução para investigar eventos sobrenaturais em um resort na Ilha do Espanto. O filme ganhou uma sequência em 2004

Os Flintstones – O Filme (1994)

The Flintstones (1994) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Telecine.

A versão para o cinema da popular série animada dos anos 60, “Os Flintstones – O Filme”, trouxe em live-action a divertida sátira da vida moderna na era da pedra

O elenco principal inclui John Goodman (Fred Flintstone), Rick Moranis (Barney Rubble), Elizabeth Perkins (Wilma Flintstone) e Rosie O’Donnell (Betty Rubble), além de Kyle MacLachlan, Halle Berry e Elizabeth Taylor. 

Na trama, um executivo desonesto e sua secretária planejam um golpe na empresa onde Fred Flintstone trabalha, usando-o como bode expiatório ao lhe dar uma promoção.

Dora e a Cidade Perdida (2019)

Dora and the Lost City of Gold (2019) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix e do Telecine.

Adaptação em live-action do desenho educativo “Dora, a Aventureira”. Este filme é estrelado por Isabela Moner, Eugenio Derbez, Michael Peña, Eva Longoria e Danny Trejo (como a voz de Botas). 

No longa, Dora (Moner) parte em uma jornada para resgatar seus pais, que se perderam numa expedição em busca de uma cidade perdida.

Popeye (1980)

Popeye (1980) / Crédito: Buena Vista International (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Oldflix.

O renomado diretor Robert Altman dirigiu esse filme live action de Popeye em uma inusitada comédia musical. Robin Williams vive o marinheiro que fica mais forte toda vez que come espinafre, Shelley Duvall faz Olivia Palito. 

Mal recebido na época de seu lançamento, o filme ganhou status cult ao longo dos anos. Na história, Popeye chega a uma cidade portuária em busca de seu pai desaparecido. Lá, ele se apaixona por Olivia Palito e conhece seu arqui-inimigo Brutus (Paul L. Smith).

Mestres do Universo (1987) 

Masters of the Universe (1987) / Crédito: The Cannon Group, Inc. (divulgação)
  • Não disponível nos streamings.

A série animada dos anos 80 “He-Man e os Defensores do Universo” é muito querida pelos brasileiros. A atração é baseada na linha de brinquedos Masters of the Universe da Mattel.

Contudo, em 1987, a Cannon Group produziu “Mestres do Universo” e trouxe os personagens da bem-sucedida franquia da Mattel para as telonas. O filme foi mal recebido pelo público e pela crítica na época do lançamento; no entanto, conquistou status cult ao longo dos anos.

Na trama, He-Man (Dolph Lundgren) e seus amigos vêm para a Terra com a missão de salvar o universo de seus inimigos, Esqueleto (Frank Langella) e Maligna (Meg Foster).  Courteney Cox (de “Friends”) também aparece na produção.