EnglishPortugueseSpanish

Segundo dados da Sensor Tower, empresa especializada em análise de mercado, o gasto com apps para celular, incluindo jogos, bateu recordes em 2020, com um crescimento que chegou a mais de 30% em relação ao ano anterior.

Segundo a companhia, o crescimento “sem precedentes” no mercado de apps para dispositivos móveis foi resultado de uma alteração dramática, e talvez permanente, nas necessidades e comportamento dos consumidores.

publicidade

Mundialmente, o gasto com apps para celular na App Store, da Apple, foi de US$ 72,3 bilhões (mais de R$ 380 bilhões), um crescimento de 30,3% em relação a 2019. No Google Play o gasto com apps para celular foi menor: US$ 38,6 bilhões (R$ 204,5 bilhões), também 30% a mais que no ano anterior. Os números reforçam a percepção de que os usuários da App Store gastam mais com apps, já que o valor é mais de 87% superior ao do Android.

Apps para smartphone que mais arrecadaram em 2020. Imagem: Sensor Tower

Excluindo jogos para celular, o app que mais arrecadou no iOS foi o TikTok. Considerando seu irmão Douyin (disponível apenas na China), a desenvolvedora ByteDance arrecadou US$ 1,2 bilhão (R$ 6,3 bilhões), o que representa um crescimento de mais de 600% em um ano.

Já no Android, a maior arrecadação foi do Google One. O pacote de assinatura dos serviços do Google arrecadou US$ 444 milhões (R$ 2,35 bilhões) e cresceu 41,9% em relação ao ano anterior.

Jogos para celular bateram recorde

A categoria de jogos para celular também atingiu novos patamares durante o ano, com uma arrecadação combinada de US$ 79,5 bilhões (R$ 421 bilhões) em 2020. O valor representa mais de 70% de todo o gasto com apps para celular no período, e um crescimento de 26% em relação ao ano de 2019.

publicidade

Na App Store, os jogos para celular arrecadaram US$ 47,6 bilhões (R$ 252 bilhões), crescimento de 25,3% em relação ao ano anterior. O jogo com a maior arrecadação foi “Honor of Kings”, com US$ 2,5 bilhões (R$ 13,2 bilhões) e crescimento de 47%. Em número de instalações o líder foi “Among Us“, com 92,8 milhões de cópias.

No Google Play a arrecadação com jogos para celular foi de US$ 32 bilhões (R$ 169,5 bilhões), crescimento de 27% relativo a 2019. O jogo líder foi “Coin Master”, da Moon Active, que arrecadou US$ 799 milhões (R$ 4,2 bilhões) e cresceu 122% em um ano.

Fonte: Sensor Tower