iOS 14.5: nova função ‘ignora’ máscara e desbloqueia iPhone pelo Apple Watch

Nova versão do sistema operacional está em beta: iOS 14.5 também traz mudanças de privacidade para aplicativos de terceiros
Por Rafael Arbulu, editado por Daniel Junqueira 01/02/2021 17h22, atualizada em 01/02/2021 17h39
Apple Watch e iPhone contra disseminação da Covid-19
Imagem: blackzheep/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple disponibilizou, nesta segunda-feira (1), o iOS 14.5 (nova versão do sistema operacional do iPhone) em versão beta para desenvolvedores. A principal mudança é a integração maior entre o iPhone e o Apple Watch, permitindo que o celular seja desbloqueado usando o relógio inteligente.

Na atualização, se o usuário estiver usando uma máscara – para se proteger da Covid-19, por exemplo – e tentar destravar seu iPhone usando o Face ID, o recurso de reconhecimento facial vai “enxergar” a máscara e ativar o destravamento pelo Apple Watch.

No entanto, vale uma ressalva: a função de detecção de pulso (“wrist detection”) do relógio tem que estar ativada. Caso contrário, o usuário terá que seguir o método padrão e digitar o código – ou remover/abaixar a máscara para desbloquear o celular apenas com o rosto.

O Apple Watch também deve estar destravado e contar com recurso de proteção via PIN (senha numérica). O iPhone emitirá um sinal para que o aparelho seja usado no destravamento, com a inserção da senha programada e, com isso, desbloquear o celular.

ios 14.5 apple watch
O Apple Watch ganha mais integração com o iPhone dentro do iOS 14.5, permitindo que o usuário destrave o celular pelo relógio. Imagem: Apple/Divulgação

Outras mudanças do iOS 14.5

O iOS 14.5 também começa a implementar as mudanças de comportamento de privacidade (App Tracking Transparency), por ora, em apps próprios da Apple, como o AirPlay 2 e o Apple Fitness 2. A companhia já confirmou que essas mudanças também vão impactar apps de terceiros, o que vem gerando um desentendimento bem acirrado com o Facebook.

A integração aprimorada entre o Apple Watch e o iPhone é, sem dúvida, o destaque do iOS 14.5. A mudança mencionada acima vem sendo pedida por vários usuários que, em tempos de pandemia, viram a simples ação de destravar seu smartphone um pouco mais complicada devido às medidas de restrição sanitária.

Ainda não há uma data específica para que a versão pública do iOS 14.5 seja lançada para todos usuários.

Via: 9to5Mac

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.