O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está oferecendo 3.790 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio de R$ 210 do programa Via Rápida.

Os cursos são de curta duração e abrangem diversas áreas, incluindo tecnologia: informática básica; criação e conteúdo para mídias digitais; e desenvolvimento de websites front-end são alguns exemplos. Há opções de aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD).

publicidade

No total, dezoito cidades foram contempladas: Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São lourenço da Serra e São Paulo.

Ilustração sobre tecnologia, com um notebook desenhado sobre uma superfície azul
Cursos de tecnologia estão entre as opções ofertadas pelo governo de SP. Crédito: Shutterstock

As inscrições para os cursos gratuitos estão abertas e podem ser realizadas até 30 de março pelo site do Via Rápida. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail e as aulas têm previsão de início em abril.

publicidade

Vale ressaltar que podem se inscrever maiores de 16 anos, alfabetizados e moradores do Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

Leia mais:

publicidade

Bolsa-auxílio aos alunos

Os estudantes matriculados receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso. 

Para receber o auxílio, além de ser desempregado e ter frequentado os 10 dias de aula, o aluno não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

publicidade

O recurso valerá também para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo e fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível. 

Até o fim do ano, o governo de São Paulo pretende ofertar 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.