O evento anual Google I/O terá em sua edição de 2021 uma ocasião de muita expectativa: devido à pandemia da Covid-19, a empresa de Mountain View não conseguiu apresentar a conferência no ano passado, então ela pode “correr atrás” agora e, ainda que o evento seja destinado a desenvolvedores, é bem possível que tenhamos novidades no lado do consumidor também.
Felizmente, o Olhar Digital está aqui para ajudar você a se encontrar no meio disso tudo. Logo abaixo, reunimos tudo o que pode ou não aparecer durante o Google I/O 2021, além de mostrar a você o melhor jeito de assistir à conferência pela internet:
Leia mais
- Android 12 DP3: veja o que há de novo na nova “prévia” do Android
- Não é ‘bruxaria’: entenda como o Pixel 5 tem recarga sem fio com corpo de alumínio
- Google pede à Samsung para criar chip que detecta movimentos corporais
Google I/O 2021: como e onde assistir?
Novamente comprometida pela pandemia, a edição deste ano do Google I/O vai acontecer em caráter totalmente virtual. A boa notícia é que ela será inteiramente gratuita, bastando apenas que você tenha uma conta Google (o que você provavelmente já tem se usa o Gmail ou faz o download de aplicativos na Play Store) e faça o credenciamento.
Para isso, basta que você acesse a página exclusiva do Google I/O e insira os dados de sua conta. Vale lembrar que o evento começa no dia 18 de maio, às 14h (horário de Brasília) e só acaba no dia 20, dois dias depois.
Nesse intervalo de tempo, keynotes e lançamentos serão divulgados em ampla escala. Evidentemente, a maior parte vem sendo mantida em segredo para ninguém levar o famigerado spoiler, mas o Google convenientemente montou uma agenda de programação dos três dias.
Fora isso, temos uma boa ideia do que você pode esperar que seja mostrado no evento…

Pixel Watch e WearOS
O Google I/O 2021 é o primeiro evento de grande porte da empresa desde que ela adquiriu a Fitbit, marca conhecida por entusiastas do universo fitness pelas suas pulseiras, trackers e smartwatches. Rumores sobre um relógio inteligente feito pelo próprio Google têm circulado há anos, mas é a primeira vez que eles trazem uma base sólida como essa.
Mais além, o WearOS recebeu uma atualização recente que, por si só, não quer dizer muita coisa – o sistema operacional para tecnologias vestíveis agora usa o Gboard como teclado virtual, finalmente aposentando o antigo e disfuncional Google Keyboard.
A novidade pode ser indício de um uso mais frequente da marca, o que já não era sem tempo: o WearOS há muito é visto como um produto “abandonado” pela empresa e só segue ativo pelas suas parcerias com fabricantes terceirizadas.

Pixel 5a, Pixel 6 e Pixel 6 Pro
Esse rumor é um “tiro no escuro”, como diz a expressão, até porque o Google costuma revelar novos celulares próprios em um evento especial no segundo semestre de cada ano. Mas a ausência do I/O em 2020 pode ter complicado o calendário da empresa a ponto de fazê-la se adiantar com, pelo menos, um teaser do que sua próxima família de smartphones deve trazer.
Isso, e imagens conceituais recentes, mostraram que o Pixel 6 e Pixel 6 Pro (se é que estes serão mesmo seus nomes) devem trazer uma reformulação completa, com novos formatos de câmera, visual diferenciado e outros novos recursos.
Entretanto, a chance de isso não acontecer também é grande, uma vez que a pandemia impactou a produção de componentes em linhas de fábrica na Ásia, levando a faltas de estoque para várias empresas e produtos que dependem de itens computadorizados. O próprio Google reconheceu que o Pixel 5a deve chegar apenas no segundo semestre.
Rumores são apenas rumores, claro, mas há que se dar o devido crédito a eles, até mesmo porque…
Imagem: Jon Prosser/Reprodução Imagem: Jon Prosser/Reprodução
Android 12 no Google I/O 2021
Como dissemos, o Google I/O é um evento focado nos desenvolvedores. E quem melhor para representar isso do que o maior sistema operacional móvel do mundo?
A primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores já foi ao ar em fevereiro, e essa versão tão primária já indicava ampla mudança – a tela de bloqueio, a interface de usuário, widgets e funções de privacidade, rodar dois apps ao mesmo tempo – todas as funções já apareceram em algum grau nas prévias do novo Android, e capturas de tela vazadas que vêm aparecendo desde o começo do ano parecem corroborar isso.
No Google I/O, é pouco provável que a empresa traga o lançamento do Android 12, porém há uma boa chance de ela abrir o beta para os testes públicos – um sinal de que sua chegada está mais próxima do que esperávamos. Isso, aliado à possibilidade de informações do Pixel 6 e Pixel 6 Pro serem exibidas, tornam essa uma aposta bastante interessante para o Google.

Acessórios
Há pouco tempo – especificamente, abril e maio de 2021 – o Google cometeu dois deslizes que podem acidentalmente ter revelado a existência dos fones de ouvido sem fios “Pixel Buds A”. A primeira mancada foi em um email destinado a usuários do Nest, falando sobre o assunto: sem querer, o email veio a público.
A segunda foi um tuíte publicado por engano pela conta oficial do Android, noticiando o Pixel Buds A com “pareamento rápido” e compatibilidade com aparelhos equipados com Android 6 ou superior. Naturalmente, essa “queimada de largada” foi apagada, mas a internet sempre foi mais rápida que as empresas e fez a devida captura.

E você, o que espera ver no Google I/O 2021? Quais são suas expectativas para o evento? Conte para nós nos comentários abaixo!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!