O Google desistiu oficialmente da ideia de ser uma espécie de banco digital e gerenciar as contas dos seus usuários por meio do aplicativo de pagamentos Google Pay. O recuo se dá alguns meses após a saída do executivo Caesar Sengupta, que liderava a entrada da empresa no mercado bancário.

Os planos do Google de se tornar um banco digital vinham desde 2019 sendo anunciados e adiados posteriormente. A promessa da empresa era de uma grande reformulação no Google Pay, que permite aos usuários realizar pagamentos usando seus smartphones.

publicidade

Reformulações do Google Pay

Após uma grande ampliação em 2020, o Google firmou uma parceria com diversos bancos e instituições financeiras fora do Brasil, com destaque para o Citibank. A parceria consiste na criação de uma modalidade de conta sem taxas de manutenção e com juros menores para financiamentos.

Porém, a empresa queria ir além e dar uma melhor experiência aos seus usuários para serviços bancários móveis. Para isso, o Google pretendia utilizar sua robusta estrutura de software e recursos de inteligência artificial, porém, agora, a ideia foi oficialmente engavetada.

publicidade

Melhor ser consultor

Cartão Samsung Itaucard
Samsung possui um cartão premium para o mercado brasileiro. Crédito: Samsung/Divulgação

Em nota, um porta-voz da empresa disse que os trabalhos em parceria com bancos tradicionais deram à empresa o entendimento de que a demanda por pagamentos digitais simplificados é bastante ampla. Porém, seria mais interessante investir em capacitação digital para instituições financeiras.

Em outras palavras, o Google deu a entender que é melhor estar nesse mercado como uma espécie de consultor do que como o banco digital e provedor de fato dos serviços. Além disso, alguns players importantes, como Apple e Samsung, já estão bastante estabelecidas neste mercado.

publicidade

Leia mais:

A marca da maçã, por exemplo, possui um cartão de crédito próprio desde 2019, em uma parceria com o banco Goldman Sachs, que não opera aqui no Brasil. Os sul-coreanos, por sua vez, lançaram o cartão de crédito premium por aqui em parceria com o banco Itaú.

publicidade

O Olhar Digital preparou uma lista de bancos digitais para te ajudar a encontrar a opção ideal para você, confira!

Via: CNet

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!