Centenas de americanos se reuniram na noite de sábado (23) para homenagear a diretora de fotografia Halyna Hutchins, morta no set de gravação do filme ‘Rust’, na quinta-feira (21), após um tiro acidental disparado por Alec Baldwin. Além dela, o diretor do filme, Joel Souza, também foi atingido, mas passa bem.

Em vigília à luz de velas, organizada pelo Grêmio Internacional de Cinegrafistas em Albuquerque, no Novo México – onde o longa era rodado – fãs, emocionados, lembraram a profissional e se despediram. Cartazes em forma de protesto pedindo por maior segurança no set de gravações também fizeram parte da homenagem.

publicidade

Leia mais!

Quem era Halyna Hutchins?

Halyna Hutchins tinha 42 anos e trabalhava no set de filmagem do filme ‘Rust’ como diretora de fotografia.

Ao longo dos últimos seis anos de vida, Halyna trabalhou em alguns filmes em Hollywood além de ‘Arqui-inimigo’, como Blindfire’ (2020), drama policial com tensões raciais escrito e dirigido por Mike Nell, o terror ‘Darlin’ (2019), dirigido por Pollyanna McIntosh, e ‘The Mad Hatter’ (2021), de Catherine Devaney.

Em 2019, entrou para diversas associações de cinema – como a International Cinematographers Guild, Local 600 – e ganhou vaga como uma das” estrelas em ascensão” da revista American Cinematographer. As maiores oportunidades da profissional, incluindo a chance de trabalhar com Alec Baldwin em ‘Rust’, começaram a surgir graças ao galardão adquirido.

alec baldwin
Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente com disparo de arma cenográfica. Imagem: lev radin / Shutterstock.com

O acidente e o pronunciamento de Baldwin

Hutchins foi vítima de um disparo acidental de uma arma cenográfica empunhada por Alec Baldwin durante as gravações do filme no Novo México (EUA). 

O ator usou o Twitter para se pronunciar: “Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando plenamente com a investigação policial para tratar de como ocorreu essa tragédia e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”, escreveu.

Baldwin foi visto em prantos no set de filmagem e liberado sem acusações após interrogatório. A polícia segue em investigação.

Trágica coincidência

O filme ‘Rust’ se passa no velho oeste de 1980 e conta a história de um garoto e seu avô vivendo em fuga após acusação por morte acidental. O título dava nome ao ator principal da produção, Alec Baldwin (Rust), que também era produtor do longa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!