Centenas de americanos se reuniram na noite de sábado (23) para homenagear a diretora de fotografia Halyna Hutchins, morta no set de gravação do filme ‘Rust’, na quinta-feira (21), após um tiro acidental disparado por Alec Baldwin. Além dela, o diretor do filme, Joel Souza, também foi atingido, mas passa bem.

Em vigília à luz de velas, organizada pelo Grêmio Internacional de Cinegrafistas em Albuquerque, no Novo México – onde o longa era rodado – fãs, emocionados, lembraram a profissional e se despediram. Cartazes em forma de protesto pedindo por maior segurança no set de gravações também fizeram parte da homenagem.

publicidade

Leia mais!

Quem era Halyna Hutchins?

Halyna Hutchins tinha 42 anos e trabalhava no set de filmagem do filme ‘Rust’ como diretora de fotografia.

publicidade

Ao longo dos últimos seis anos de vida, Halyna trabalhou em alguns filmes em Hollywood além de ‘Arqui-inimigo’, como Blindfire’ (2020), drama policial com tensões raciais escrito e dirigido por Mike Nell, o terror ‘Darlin’ (2019), dirigido por Pollyanna McIntosh, e ‘The Mad Hatter’ (2021), de Catherine Devaney.

Em 2019, entrou para diversas associações de cinema – como a International Cinematographers Guild, Local 600 – e ganhou vaga como uma das” estrelas em ascensão” da revista American Cinematographer. As maiores oportunidades da profissional, incluindo a chance de trabalhar com Alec Baldwin em ‘Rust’, começaram a surgir graças ao galardão adquirido.

publicidade
alec baldwin
Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente com disparo de arma cenográfica. Imagem: lev radin / Shutterstock.com

O acidente e o pronunciamento de Baldwin

Hutchins foi vítima de um disparo acidental de uma arma cenográfica empunhada por Alec Baldwin durante as gravações do filme no Novo México (EUA). 

O ator usou o Twitter para se pronunciar: “Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e colega nossa profundamente admirada. Estou cooperando plenamente com a investigação policial para tratar de como ocorreu essa tragédia e estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna”, escreveu.

publicidade

Baldwin foi visto em prantos no set de filmagem e liberado sem acusações após interrogatório. A polícia segue em investigação.

Trágica coincidência

O filme ‘Rust’ se passa no velho oeste de 1980 e conta a história de um garoto e seu avô vivendo em fuga após acusação por morte acidental. O título dava nome ao ator principal da produção, Alec Baldwin (Rust), que também era produtor do longa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!