O CEO da Ford, Jim Farley, elogiou a Tesla em uma reunião com funcionários, na última semana, afirmando que nenhuma companhia faz carros elétricos melhores que a de Elon Musk.

“A Tesla maximiza o uso de elétrons no veículo. Ninguém faz isso melhor do que eles. Seus clientes pagam menos por uma bateria melhor”, disse o executivo, de acordo com informações do jornal The Detroit Free Press.

publicidade

Farley ainda enumerou todos os fatores que fazem da Tesla uma forte concorrente, como a estratégia de preços simples e o canal direto de vendas com o cliente. Vale ressaltar, neste sentido, que a Ford vem enfrentando graves problemas nos Estados Unidos com seus parceiros de revenda por conta de irregularidades em preços (às vezes acima da cotação sugerida pela empresa).

 “Não há ninguém no meio [da transação entre os clientes e a Tesla]”, explicou o CEO da Ford. “Eles facilitam tudo. Três ou quatro cliques configurando o veículo sem muita complexidade para entregá-lo ao cliente. Preços simples e não negociados. Um amplo sistema de estoque, bem como serviço remoto.”

O discurso de Farley surge provavelmente na urgência de encorajar os funcionários a aumentarem a produção na iminente entrega das primeiras unidades da F-150 Lightning. Primeira picape 100% elétrica da Ford, a Lightning chegará ao mercado em meados de 2022.

Tesla Model Y
Chefão da Ford só fez elogios ao modelo negócios da Tesla (Tesla/Divulgação)

Rivian e Volkswagen

Além dos elogios à Tesla, o chefão da Ford também exaltou, durante a reunião, a Rivian como “uma concorrente formidável” e apontou que a Volkswagen “só está atrás” da Tesla como o maior produtor mundial de EVs no momento.

Ambas as marcas, é importante lembrar, são parceiras comerciais da montadora americana. A Ford investiu na Rivian várias vezes nos últimos anos e detém uma participação de 5% na montadora de Delaware. Já em relação à Volkswagen, a empresa de Detroit divide o desenvolvimento da plataforma MEB — a mesma do ID.5. O primeiro lançamento da Ford baseado nela, no entanto, só sairá a partir de 2023.

Via Autoevolution e Electrek

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!